Nota sobre a contratação de temporários para o sistema prisional

22/05/2018

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná esclarece que a contratação de 1.156 pessoas para trabalhar nas penitenciárias e delegacias do estado, publicada no Diário Oficial em 17/05, não resolve a falta de efetivo de trabalhadores.

Atualmente, existem no Paraná cerca de 3.200 agentes penitenciários de carreira e 1.156 agentes de cadeia contratados como temporários sob o Processo Seletivo Simplificado (PSS), muitos dos quais lotados nas cadeias.

A contratação anunciada vai apenas substituir os atuais temporários cujo contrato vence em julho.

Em que pese o esforço da atual gestão em tentar resolver os anos de abandono do sistema penitenciário, criando inclusive uma Secretaria de Estado própria para a questão, essa contratação não significa uma melhora na atual situação carcerária do Paraná, pois não haverá aumento no número de trabalhadores.

A falta de efetivo tende tornar o quadro ainda mais crítico, mediante a instalação de contêineres pelo governo em unidades penais, sem ampliar o número de agentes que trabalham nesses lugares.

SINDARSPEN – Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná