Governo autoriza a nomeação dos 128 agentes penitenciários

08/10/2015

A partir de 4 de novembro, os 128 agentes penitenciários que já haviam realizado o curso de formação e apenas aguardavam nomeação poderão assumir o seu posto. Na manhã desta quinta-feira (8), o governo autorizou a contratação dos servidores.

Apesar da necessidade de ampliação do quadro de servidores do sistema penitenciário, os novos agentes esperam há mais de dois anos para iniciarem o trabalho. O concurso foi realizado em abril de 2013.

Para o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), a nomeação dos 128 representa uma vitória, fruto da cobrança e de ações que a entidade e a categoria vêm desenvolvendo neste período.

Entretanto, para o Sindicato, a nomeação serve para substituir os contratos de Processo Seletivo Simplificado (PSS) que vencem no início de novembro – mas, para conseguir desafogar o caos dentro das penitenciárias, é necessária a contratação de pelo menos mais 1,2 mil agentes.

“Os 128 têm mais do que o direito de serem nomeados, já que estão há meses aguardando a convocação. Porém, é necessária a ampliação imediata do quadro de agentes, pois enquanto o número de encarcerados cresce, o de servidores permanece o mesmo”, explicou a presidente do Sindarspen, Petruska Sviercoski.

Desde o início do ano, o Sindarspen tem pressionado os órgãos responsáveis do estado, como a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp/PR) e a Secretária da Fazenda do Estado do Paraná (Sefa), que se mostraram vagarosas no processo de nomeação – mesmo com a urgência que essa contratação representa diante do caos instalado no sistema prisional paranaense.

A Sesp/PR irá divulgar nos próximos dias as informações sobre os procedimentos necessários para os convocados, como local e data para entrega de documentos e para a posse dos novos agentes penitenciários.