Parceria entre SINDARSPEN e ESPEN viabiliza capacitação a agentes penitenciários em Maringá

17/06/2016

Está sendo realizada nesta semana a etapa Maringá do Curso Básico de Tiro Defensivo, promovido pela Escola Penitenciária (ESPEN) em parceria com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN). O curso faz parte de um projeto estadual de qualificação profissional do Agente Penitenciário, e está sendo operacionalizado por uma equipe de instrutores da Divisão de Operações de Segurança  (DOS), formada pelos agentes penitenciários Humberto Benigno Ferreira, Thiago Carvalho Pardinho de Oliveira e Edimar Botelho dos Santos Junior.

O curso, voltado para os agentes das unidades penais da cidade, obedeceu o formato definido para as demais etapas do curso, ou seja, duas turmas de 25 agentes e 02 dias de treinamento cada, somando 50 agentes por etapa. A manhã do primeiro dia de cada turma foi reservada para as aulas teóricas, momento também em que foi realizada uma breve solenidade para a apresentação do curso e sua importância na formação continuada dos agentes.

Na solenidade de abertura do evento, o SINDARSPEN enfatizou a importância desses cursos oferecidos aos agentes, e reafirmou que o sindicato, como instituição de representação da categoria, precisa manter esse apoio quando se tratar da capacitação para a segurança coletiva das unidades penais, assim como da segurança individuar de cada agente. “Lutamos muito pra que o agente penitenciário pudesse hoje portar uma arma pra sua defesa pessoal, e pra que a use, quando for necessário, sempre com perícia e segurança que o manuseio requer. Esse curso veio atender essa necessidade, pra segurança individual e coletiva. Nesse sentido, apoiar e dar suporte para a viabilização deste projeto é também uma missão do sindicato”, comenta José Roberto Neves, diretor do Sindicato presente no evento.

Para o Sindarspen, a Escola Penitenciária precisa ser fortalecida para fomentar cada vez mais a formação continuada dos servidores penitenciários em todas as áreas de atuação. No ano passado o Sindarspen articulou na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) uma emenda à Lei Orçamentária Anual do Estado, no valor de R$ 6.500.000,00, destinada à capacitação de servidores via ESPEN. “O objetivo desta emenda à LOA foi de vincular dotação orçamentaria para a Escola Penitenciária, tornando a instituição mais autônoma financeiramente e administrativamente, potencializando-a como a protagonista na indução e execução de projetos de capacitação continuada que atendam diretamente a necessidade do trabalho nas prisões, como esse realizado pela equipe da DOS”, esclarece Neves.

Parcerias

Essa não é a primeira vez que o SINDARSPEN se envolve em parcerias com a administração pública para projetos de capacitação de agentes penitenciários. Em 2008, na gestão do então presidente Clayton Agostinho Auwerter, a entidade viabilizou um curso à distância em Tecnologia de Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), para servidores penitenciários, em uma sala na Casa de Custódia de Maringá (CCM) Depois desta experiência, e já mais autônomo, o Sindicato estendeu o mesmo Curso para todas as demais localizações do estado, celebrando parcerias com outras entidades.

Maringá foi a terceira cidade a receber o Curso de tiro defensivo, antes já haviam sido contempladas as cidade de Londrina e Foz do Iguaçú. Se o objetivo do projeto da ESPEN é de oferecer esse treinamento a todas as regiões do Estado e, no que depender do Sindicato isso ocorrerá ainda este ano, sem prejuízos de outras iniciativas de cursos. “A Escola Penitenciária é um patrimônio dos servidores penitenciários, assim como a DOS, que é uma Divisão formada exclusivamente por profissionais da categoria, portanto melhor qualificada para a capacitação operacional dos seus irmãos e farda. Por tudo isso, essa parceria precisa ser mantida, pra essa e pra outras iniciativas de interesse dos agentes”, conclui Petruska.