Agentes penitenciários fazem ato em Curitiba contra a retirada de direitos pelo Governo do Paraná

Cerca de 400 agentes participaram de ato pela garantia da da
20/07/2016

Além de atrasar o pagamento das promoções e progressões, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), agora ameaça cortar o direito ao pagamento da data-base dos servidores públicos. A postura do Governo do Estado levou os agentes penitenciários do estado a protestarem no Centro Cívico de Curitiba, nesta quarta-feira (20/07), em mobilização organizada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN) em ação conjunta com o Fórum das Entidades Sindicais (FES).

O protesto dos agentes ocupou a frente do Palácio Iguaçu, sede do Executivo estadual, e as galerias da Assembleia Legislativa (ALEP), onde os trabalhadores pressionaram os deputados estaduais a não aceitarem as propostas de calote aos servidores. O Governo quer enviar à ALEP um projeto de lei que rompe com o que foi acordado no ano passado com os trabalhadores, da reposição inflacionária anual, além de um adicional de 1% para repor as perdas com o atraso no pagamento no ano de 2015. A alegação do Executivo é de que o Estado não tem condições financeiras de honrar o pagamento das promoções e progressões dos servidores e, ao mesmo tempo, garantir o reajuste na data-base.

“Não vamos aceitar a retirada de direitos de trabalhadores que já são tão judiados em seu local de trabalho exatamente pelo total descaso do governo com o sistema penitenciário”, defendeu o vice-presidente do SINDARSPEN, José Roberto Neves.

Pautas específicas

“Hoje, dia 20, tínhamos uma reunião já agendada com chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, para tratar das nossas pautas específicas. Mas a assessoria dele nos ligou desmarcando sem dar qualquer satisfação de nova data. Viemos aqui mostrar que estamos organizados e com capacidade de fazer uma ampla mobilização em todo o estado até que o Governo nos atenda”, alertou a presidente do SINDARSPEN, Petruska Sviercoski.

Após os atos no Palácio Iguaçu e na ALEP, os agentes seguiram em passeata até a Secretaria de Segurança Pública (SESP) para reforçar as reivindicações da categoria. Além das promoções e progressões e do pagamento da data-base, os trabalhadores exigem a contratação dos aprovados em concurso público e a implantação da aposentadoria especial. É cada vez maior o número de agentes que adoecem ou morrem em decorrência dos danos da profissão.

Cerca de 400 agentes penitenciários participaram da mobilização, vindos em caravana de Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá, Guarapuava, Francisco Beltrão e Ponta Grossa, além de agentes da região Metropolitana de Curitiba. Vários aprovados no concurso que aguardam serem chamados também engrossaram a luta.

“Os colegas do Paraná são referência para o Brasil na luta em defesa dos nossos direitos. Sigam firme servindo de exemplo a todos nós, agentes penitenciários”, declarou Wesley Bastos, dirigente do Sindicato dos Agentes do Distrito Federal, que participou do ato e se disse impressionado com a capacidade de mobilização no Paraná.

O SINDARSPEN programa agora uma série de plenárias regionais para debater com a categoria os próximos passos da mobilização.

Veja a galeria de fotos da mobilização: https://www.facebook.com/Sindarspen/photos/?tab=album&album_id=1770622299820694