Nota de repúdio ao candidato a prefeito de Guarapuava Luciano Gago

21/09/2016

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN) repudia publicamente a agressão moral que o candidato a prefeito de Guarapuava Luciano Gago, do PTdo B, fez a essa categoria profissional em propaganda política eleitoral de televisão.

É inaceitável que um homem que se pretende a um cargo público ataque de forma leviana trabalhadores honestos e que honram com suas obrigações profissionais dentro da legalidade.

Por desconhecimento ou má fé, Luciano Gago nos acusa de “trabalhar apenas 10 dias no mês” sem explicar que temos uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, como a maioria dos servidores públicos. Nosso dia a dia é arriscando as nossas vidas para custodiar homens e mulheres condenados pela Justiça, protegendo a sociedade.

Luciano Gago também nos acusa de usarmos atestados médicos como subterfúgios para faltar plantões. O senhor candidato parece desconhecer que somos vítimas constantes de rebeliões, agressões e muitos de nós morrem em serviço ou atacados covardemente pelo crime organizado enquanto estão de folga. A pressão e as ameaças em nosso cotidiano no trabalho provocam elevados índices de adoecimento, como estresse agudo, depressão e doenças cardiovasculares e osteomusculares. Ainda assim, poucas são as vezes que nos afastamos do serviço, mesmo quando passamos pelo traumático momento de ficar sob a mira de uma arma por horas quando somos tomados como reféns dentro das unidades penitenciárias.

Não vamos aceitar que por propósitos eleitoreiros um político use a nossa profissão para tentar atacar um adversário. Isso não condiz com a boa prática política. Isso atenta contra toda a sociedade.

Senhor Luciano Gago, respeite os agentes penitenciários!

Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN)