Promoções de agentes penitenciários abrem espaço para novas contratações no sistema

Com as promoções, mais de 500 vagas na carreira foram aber
22/02/2017

Depois de muita pressão da categoria, o governo do estado finalmente garantiu a promoção de 635 agentes penitenciários neste ano. Com a medida, abre na carreira 545 novas vagas a serem preenchidas, já que essa é a quantidade de servidores que saíram da classe III (de acesso à carreira) para a classe II. Outros 90 agentes foram promovidos da classe II para a classe I.

Têm sido muitas as ações do Sindicato para pressionar pelas promoções e progressões da categoria. Além de fazer justiça aos homens e mulheres que trabalham no dia a dia das penitenciárias, essas promoções abrem vagas na classe de entrada na carreira, permitindo novas nomeações. Em quase todos os atos, mobilizações e reuniões, o SINDARSPEN teve o apoio dos aprovados no último concurso para agente penitenciário.

Desde 8 fevereiro, tramita na Secretaria de Segurança Pública um protocolo do DEPEN (n° 14.460.451-2) pedindo ampliação no concurso realizado em 2013 e válido até julho deste ano, para que as vagas liberadas na classe III com as promoções dos agentes sejam preenchidas por esses aprovados. Há 1.200 que ainda aguardam serem chamados. Para dar prosseguimento ao processo, a SESP aguarda do DEPEN a lista de cidades para onde estão sendo requisitadas as contratações.

Em fevereiro do ano passado, numa reunião entre o SINDARSPEN, DEPEN e o líder do governo da Assembleia Legislativa, deputado Claudio Romanelli (PSDB), ficou acertado que o governo pediria alteração no edital desse concurso para estender o número de aprovados a serem nomeados. É que as 423 vagas previstas no concurso já foram ocupadas de 2013 pra cá.

Um grupo de aprovados no concurso está percorrendo os gabinetes dos deputados estaduais na ALEP em busca de assinaturas de apoio à causa.

Ampliação de vagas – Paralelamente à ampliação do concurso, o Sindicato também reivindica um aumento no número de vagas na carreira de agente penitenciário, que hoje é de 4.131 servidores. Já tramita na Secretaria de Administração e Previdência (SEAP) um pedido para ampliação de mais 2.500 vagas.

Foto de um dos vários atos realizados pelo SINDARSPEN pelas promoções, progressões e contratações, em 20/07/2016, em frente à SESP.