Agentes interceptam entrada de celulares e ferramentas para fuga em unidade penitenciária de Foz

28/03/2017

Os agentes penitenciários do Centro de Reintegração Social Feminino (CRESF), em Foz do Iguaçu, interceptaram na madrugada desta terça-feira (28/03) a entrada de celulares e ferramentas na unidade. Dois adolescentes foram pegos em flagrante após pularem o muro do CRESF.

Os rapazes foram surpreendidos quando já estavam dentro da unidade. Eles estavam vestidos de preto e, para não chamar atenção, andavam como se fossem agentes em vistoria no local. “Acontece que há tão poucos agentes no CRESF, que, apesar da péssima qualidade das câmeras de segurança só mostrarem vultos de preto, o agente que estava monitorando percebeu que havia algo de estranho”, relata a diretora em Foz do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, Vanderleia Leite.

A reação dos agentes de plantão foi imediata para conter os invasores. A Polícia Militar foi chamada e os adolescentes foram apreendidos. As ferramentas seriam utilizadas em eventuais fugas dos presos.

Problema recorrente

A falta de segurança no CRESF e na Cadeia Pública Laudenir Neves (que fica ao lado) tem sido motivo de constantes denúncias e ofícios do SINDARSPEN à Secretaria de Segurança Pública e ao Departamento Penitenciário.

Com o apoio do Sindicato, no último dia 22, agentes das duas unidades realizaram um protesto no local, exigindo melhores condições de trabalho e de segurança no CRESF e da CPLN. Entre outras coisas, eles reivindicam a construção de muros em altura condizente com a de unidades penitenciárias; iluminação adequada; instalação de câmeras e sensores de segurança; e contratação de mais agentes, para permitir a movimentação segura de presos nas unidades e garantir o tratamento penal previsto em lei.

Após o ato, em reunião com o Sindicato e os trabalhadores, a direção da unidade se comprometeu que buscaria soluções junto ao DEPEN e que marcaria uma reunião com o Batalhão da PM de Foz do Iguaçu para pedir reforço nas rondas externas das unidades. O SINDARSPEN segue aguardando as medidas prometidas.

Falta de segurança nos presídios compromete toda a cidade

A diretoria do SINDARSPEN também está articulando uma audiência pública a ser realizada na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu com o objetivo de debater a questão. Isso porque a falta de segurança nas unidades penais tem impacto direto sobre a segurança da cidade.

“Quando tem fuga de presos toda a sociedade é afetada. A população de Foz do Iguaçu precisa saber o que está acontecendo nas unidades aqui pra ajudar a cobrar o poder público para a busca de soluções”, defende a dirigente sindical.