SINDARSPEN compra sua primeira sede estadual

14/07/2017

A casa que vai abrigar a primeira sede estadual do SINDARSPEN foi comprada. A aquisição aconteceu após um longo processo de consulta à base, com plenárias regionais em todas as cidades onde existem unidades penitenciárias. Sete das nove cidades concordaram com a decisão da diretoria do sindicato de adquirir um imóvel nas proximidades no Centro Cívico.

A compra de uma sede estadual na capital do estado foi deliberada pela categoria em junho de 2014, na assembleia de prestação de contas do sindicato.

Foram visitados vários imóveis que pudessem abrigar um endereço comercial, com todas as necessidades da entidade e que estivesse dentro do preço que o SINDARSPEN poderia pagar. Foi feita a compra do melhor custo benefício.

O imóvel comprado possui 550 m2 de terreno, com 382 m2 de área construída. Tem espaço para auditório com 50 lugares (podendo ser ampliado), sala de reunião para até 15 pessoas, salas de atendimento jurídico e psicológico com a privacidade que as questões precisam, espaço de convívio para os filiados, área de lazer para confraternizações da categoria e um alojamento para até 7 pessoas (que também pode ser ampliado). O imóvel possui três vagas de garagem interna, mas, por ser numa rua  com pouco movimento tem ainda a opção de estacionar na via com facilidade.

A localização (Rua professor Macedo Filho) fica próxima de vários órgãos que são palco da maioria das lutas da categoria, como a SESP, a Assembleia Legislativa e os Palácios Iguaçu e Araucárias.

O imóvel havia sido anunciado por R$ 1,6 milhão, mas o SINDARSPEN fez a proposta - aceita - de R$ 1,2 milhão com mobília. Só em móveis, o Sindicato ganhou R$ 160 mil. São armários planejados, mesas, cadeiras, sofás, televisores, geladeira, CFTV, redes de telefone e computador, entre outros bens. O espaço abrigava um coworking de escritórios de advocacia e quase toda a estrutura ficou na negociação de venda.

“Para se ter uma ideia, na frente tem 4 casas pra serem vendidas com uma área que é um 1/3 da casa que compramos custando 750 mil reais. Na esquina, uma que tem 180 m2 e está sendo anunciada por R$ 1,1 milhão sem uma cadeira dentro. O SINDARSPEN saiu ganhando muito com o negócio”, declarou o diretor jurídico, Ricardo Carvalho.

O sindicato possuía duas cartas de crédito que totalizavam R$ 1.134.049,00 e completou R$ 65.751,00. A compra foi intermediada pela corretora Márcia Macedo (CRECI- F19206), cuja comissão recebida foi paga pelo vendedor do imóvel.

Inauguração

A estimativa é de que a mudança para a nova sede aconteça o mais rápido possível. Atualmente o SINDARSPEN funciona numa sala alugada que custa R$ 3.500,00 por mês (aluguel, condomínio e estacionamento para duas vagas). A sala, que abrigou boa parte da história do sindicato, há tempos não comporta mais as necessidades da categoria. Todas as vezes que há uma reunião com mais de 12 pessoas, por exemplo, é preciso alugar uma sala em hotel, com preço que varia de R$ 500,00 a R$1.200,00.

“Estamos muito felizes com a aquisição. Essa casa significa um salto muito grande na qualidade dos serviços prestados pra nossa base. Esse espaço é dos filiados, de todos nós, e já estamos planejando várias ações que vão dar uma nova cara para o SINDARSPEN”, comemora a presidente da entidade, Petruska Sviercoski.

Entre as atividades planejadas para a nova sede, está o atendimento psicológico para os filiados. “Acabamos de fechar um convênio com a UFPR e, agora, vamos ter estrutura para garantir esse serviço, por exemplo”. O atendimento jurídico também está sendo ampliado e passará  a atender também questões previdenciária e criminal, demandas históricas da categoria.

Assim que a inauguração for marcada, todos os filiados serão convidados para conhecerem seu novo patrimônio.