Menu

DEPEN nega pedido de agentes para liberação de troca de plantões junto com as folgas


06/04/2018


O diretor Departamento Penitenciário do PR, Luiz Alberto Cartaxo, negou o pedido feito pelo SINDARSPEN para a liberação de troca de plantões entre os agentes, inclusive noturnas, permitindo o acúmulo com as folgas. O SINDARSPEN havia pedido que o DEPEN revisse a portaria 14/2018, que impede esse tipo de troca. 

A alegação de Cartaxo para a negativa é de que a solicitação do Sindicato é fundada em “premissas de cunho pessoal e em detrimento flagrante do interesse da administração penitenciária”. 

O SINDARSPEN, no entanto, refuta a alegação do diretor do DEPEN, pois considera que a garantia da qualidade de vida dos agentes penitenciários deve ser de interesse da administração penitenciária, já que se trata de uma categoria profissional que trabalha sob alta pressão e risco e que apresenta um elevado índice de adoecimento em decorrência de sua atividade profissional, questões que repercutem diretamente na qualidade do serviço prestado. 

A troca de plantões emendando com as folgas beneficia, sobretudo, os agentes que moram numa cidade e trabalham em outra e sempre foi praticada pela categoria no Paraná, inclusive, amparados em portaria emitida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos em 2013 (portaria 618/2013), quando o DEPEN ainda estava vinculado àquela pasta. 

“Não vamos cessar a luta pela permissão dessas trocas. Vamos agora levar a questão diretamente ao secretário de Segurança Pública. Essas trocas não geram nenhum ônus para o Estado. Ao contrário. Elas otimizam o refazimento mental tão necessário aos agentes submetidos a um trabalho estressante”, explica a diretora Executiva do SINDARSPEN, Vanderleia Leite. 
 
Tags: