Menu

Concluída licitação da compra de armas para agentes penitenciários

São 2.800 pistolas que serão acauteladas aos servidores
05/11/2018


Encerrou na semana passada a licitação realizada pelo Departamento Penitenciário do Paraná para a compra de 2.800 armas que serão acauteladas pelo Estado aos agentes penitenciários. A empresa vencedora foi a Taurus.

As pistolas TH 40 Hummer foram compradas por R$ 6,9 milhões. Segundo o DEPEN, após a assinatura do contrato a empresa tem 180 dias para fazer a entrega do material.

A aquisição das armas foi solicitada pelo SINDARSPEN em julho do ano passado, diante da demanda apresentada pela categoria. Na ocasião, o então diretor do Departamento, Luiz Alberto Cartaxo, disse que solicitaria a doação de armas das Polícias Civil e Militar para garantir o armamento aos agentes que já possuíssem porte. 

Com a mudança de gestão do DEPEN, em maio deste ano, o SINDARSPEN voltou a fazer a solicitação. Dessa vez, o Departamento deu início ao processo de aquisição de armas novas e em quantidade que contemple quase toda a categoria, já que muitos agentes já possuem armamento próprio. 

O Sindicato também pediu ao DEPEN que seja ofertado aos servidores que ainda não possuem porte de arma cursos de capacitação para que possam receber o armamento acautelado. A Escola Penitenciária deu início em setembro à primeira turma. O Sindicato está agora cobrando o início da segunda turma para atender os agentes que estavam de férias, atestado ou licença e que por isso não puderam iniciar a capacitação. 

 
Coletes balísticos
 
O DEPEN também informou que chegará a partir da próxima semana 1.600 coletes balísticos para reforçar a segurança dos agentes em serviço. O material (nível IIIA) foi cedido pelo Governo Federal e tem validade até agosto de 2021. 


Foto: Joka Madruga
Tags: