Menu

Cuide bem do seu coração


28/02/2014


1.Evite o fumo em sua casa. Estimule os fumantes a pararem ou a reduzirem a quantidade de cigarros fumados por dia. Experimente criar brincadeiras lúdicas, por exemplo: cada cigarro consumido corresponde a uma tarefa doméstica.

O tabaco causa um quinto das doenças cardiovasculares em todo o mundo. O risco de doença cardíaca coronariana é cortado pela metade um ano após se parar de fumar. 15 anos após parar-se de fumar, o risco é quase o mesmo como o de alguém que nunca fumou.

2. Diversifique os alimentos, tenha mais opções saudáveis em casa, comece o dia com uma fruta ou prepare sua própria refeição para que você tenha opções mais saudáveis para o seu dia a dia. Não se esqueça dos legumes, pelo menos duas ou três porções por pessoa.

Uma dieta saudável com baixos níveis de gorduras saturadas e sal, mas rica em frutas e vegetais ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

3. Movimente-se. Menos TV, menos computador, menos internet. Troque horas em frente à televisão por atividades ao ar livre, como ciclismo e caminhadas. Não se  esqueça de levar a família junto, uma simples brincadeira no jardim é um hábito saudável.

4. Cuide bem dos seus números, pressão arterial, colesterol, glicose, circunferência abdominal, todos esses números são importantes para o seu coração. Mantenha-os todos em ordem e, em caso de algum descontrole, visite um médico.

Colocando em prática as etapas do lar citadas acima, você e sua família podem reduzir o peso das DCVs (Doenças Cardiovasculares) onde quer que estejam no mundo. No entanto, nem tudo o que acontece com o coração é evitável. Portanto, é importante saber qual a ação a tomar caso um ataque cardíaco ou um derrame isquêmico aconteça em casa.

Mais de 70% de todas as emergências cardíacas e respiratórias ocorrem em casa, quando um membro da família está presente e disponível para ajudar uma vítima.

Sinais de alerta de ataque cardíaco incluem:
 - Desconforto no peito, incluindo aperto ou dor no centro do peito entre os seios ou atrás do osso externo;
 - Desconforto e/ou dor que se estenda a outras áreas da parte superior do corpo, como um ou ambos os braços, as costas, pescoço, mandíbula ou estômago;
- Falta de ar, com ou sem desconforto no peito.
 
Sinais de alerta de derrame incluem:
 - Fraqueza súbita da face, braço ou perna, na maioria das vezes em um lado do corpo confusão repentina, problemas na fala ou compreensão;
 - Problemas repentinos para enxergar com um ou ambos os olhos;
- Dificuldade súbita para caminhar, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação;
- Dor de cabeça súbita e intensa sem causa conhecida.
Se experimentar algum desses sinais, que podem ser contínuos ou alternados, chame os seus serviços de emergência/ambulância imediatamente. Se não houver nenhum número de resposta emergencial, procure assistência médica o mais rapidamente possível.

Doenças cardiovasculares causam 29% de todas as mortes no mundo a cada ano, sendo assim, a número 1 em causas de morte!

Fatores de risco para doenças cardiovasculares incluem
Pressão alta
Estar acima do peso
Alta de colesterol no sangue
O uso do tabaco
Falta de atividade física
Presença de diabetes
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia | http://www.cardiol.br/
Tags: