Terça-feira de crise: Agentes da PCE e PEF I são vítimas de rebelião

Diretoria vai realizar reunião para dar um posicionamento e
22/07/2014

Esta terça-feira (22) foi marcada pela onda de crise que está instalada no Sistema Prisional do Paraná. Um Agente Penitenciário foi feito refém na PCE (Penitenciária Central do Estado) e outros dois na PEF I (Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu I). Ambas iniciaram na parte da manhã. Na PCE, o motim terminou por volta das 13h. Já na PEF I, as negociações terminaram às 16h30. Nos dois casos os detentos reivindicavam transferências para outras unidades.

Os Agentes Penitenciários não sofreram agressões físicas com a exceção de um companheiro da PEF I que teve um corte pequeno em uma das mãos durante o início do motim, mas passa bem. Representantes do SINDARSPEN acompanharam as rebeliões. Agora o Sindicato vai dar todo suporte necessário para os companheiros que foram vítimas de mais essas tragédias.

O curioso é que os mesmos presos que se rebelaram na Penitenciária de Foz do Iguaçu já haviam provocado outra rebelião na cidade de Curitiba com os mesmos objetivos: transferências.

O fato é que essas situações já eram esperadas devido a falta de políticas públicas para o Sistema Penitenciário do Paraná. Com isso, a crise na segurança pública do Estado aumenta cada vez mais. Afinal, em apenas oito (08) meses já aconteceram 15 rebeliões com 22 Agentes Penitenciários feitos reféns.

Neste momento, a diretoria do SINDARSPEN está reunida com representantes da SEJU (Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos). O encontro já estava marcado para discutir alguns assuntos de interesse da categoria, mas que agora terá como tema principal, providências efetivas sobre o ocorrido.

Na parte da noite, a diretoria do SINDARSPEN vai realizar uma reunião interna para dar um posicionamento do Sindicato e definir os próximos passos dos servidores perante a crise instalada.