Agentes Penitenciários recebem novos rádios comunicadores

Categoria reconhece a importância dos novos aparelhos mas
22/01/2015

O Sistema Penitenciário do Paraná recebeu 485 aparelhos de radiocomunicação que serão utilizados pelos Agentes Penitenciários. A entrega formal foi realizada na manhã desta quarta-feira (21/01) e, na sequência, serão distribuídos para todas as unidades prisionais.

“Essa era uma das reivindicações dos Agentes Penitenciários. Os aparelhos servem para a comunicação interna, intramuros e extramuros, pelos Agentes Penitenciários”, explicou o diretor do Departamento de Execução Penal (Depen), Cezinando Paredes.

Já para o SINDARSPEN, a chegada desses rádios vai ajudar a melhorar a segurança dentro das unidades. “Os novos radiocomunicadores vêm em uma boa hora. Essa era uma de nossas reivindicações de mais de um ano, pois em muitas unidades, devido a falta de reposição e manutenção dos antigos, as penitenciárias instalaram ramais de telefone nos quadrantes superiores para se ter alguma comunicação”, explica Antony Johnson, presidente do Sindicato dos Agentes.

O presidente do Sindicato reforça que é preciso realizar a manutenção dos rádios existentes para que de fato aumente a quantidade de instrumentos de comunicação dentro das penitenciárias. Ao dividir 485 rádios com 30 unidades no Paraná, cada presídio vai receber em média 16 rádios. Com tudo, a distribuição será feita de acordo com as necessidades de cada local.

Johnson complementa que a categoria ainda espera que o governo providencie outros materiais de trabalho como novos cadeados, algemas, parafusos, tonfas e que faça a manutenção das unidades para o bom funcionamento das mesmas. “Queremos trabalhar com segurança para desenvolver nossas atividades da melhor maneira possível e garantir a ressocialização dos apenados. Para isso, os Agentes esperam que seja feito o devido investimento no Sistema Penitenciário do Paraná. Uma das medidas é a ampliação urgente do quadro de servidores para que as estruturas dos presídios sejam reforçados como um todo”, diz.