Frutos da greve geral: governo prorroga concurso de Agentes até 2017

Sindicato vai iniciar ações conjuntas, juntamente com os c
25/06/2015

Como resultado da luta dos Agentes Penitenciários, o governo publicou nesta segunda-feira (22) que o edital da seleção do concurso vigente está prorrogado até junho de 2017. A prorrogação do concurso é resultado da luta emplacada pela categoria. O tema foi item de reivindicação durante a greve geral dos trabalhadores penais e discutido diretamente com o secretário da SESP (Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária), Wagner Mesquita.

Na ocasião, o SINDARSPEN defendeu, entre outros temas, a necessidade de ampliação do quadro de servidores em pelo menos 2.560 vagas, que já era pauta antiga da categoria que iniciou seu andamento ainda na SEJU. A substituição dos Agentes contratados pelo regime PSS por profissionais de carreira se torna ainda mais urgente quando os temporários começam a sofrer as consequências do risco da profissão e ainda sem as garantias do servidor efetivo. Além disso, o Sindicato solicitou celeridade no processo de contratação dos candidatos aprovados e aptos a assumirem o cargo do concurso vigente. O secretário havia se comprometido dar prioridade aos problemas que os Agentes penitenciários enfrentam.

“A contratação e ampliação de vagas para Agentes Penitenciários é pauta permanente do SINDARSPEN. O déficit de servidores no Sistema Penitenciário do Paraná, mais do que nunca, está prejudicando as atividades diárias das unidades e causando sérias consequências que ultrapassam os muros dos presídios”, diz Petruska Sviercoski, presidente do SINDARSPEN. Ainda de acordo com ela, o governo apresentou avanços na contratação de servidores depois de sentir a pressão do movimento grevista da categoria.

A SESP também se comprometeu a realizar remanejamento dos servidores que almejam transferência antes que as novas vagas sejam preenchidas.

O Sindicato ainda destaca que vai iniciar ações conjuntas, juntamente com os candidatos aprovados, com o objetivo de dar celeridade no processo de nomeação dos mesmos.

Todos os trâmites serão acompanhados com prioridade pelo SINDARSPEN para lutar pelo fim do problema de efetivo dentro das unidades prisionais do Estado.