SINDARSPEN apoia estruturação e qualificação dos serviços de Operações Especiais

Para Petruska, ?a DOS tem se mostrado fundamental para a pre
14/07/2015

Três Agentes Penitenciários do Paraná participaram de visita técnica à Diretoria de Operações Táticas (DOT) do Sistema Penitenciário do Estado do Espírito Santo. A ideia da visita ocorreu depois de um entendimento entre o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN) e a Divisão de Operações de Segurança (DOS/ DEPEN-PR), da necessidade de qualificação do serviço. A visitação aconteceu entre os dias 25 e 26 do mês de junho.

A diretora sindical Cíntia Regina Barreto representou o SINDARSPEN no Espírito Santo. Já os Agentes Penitenciários Sidnei de Souza Geraldino e Valdelei Barbosa foram representando a DOS. Para o Sindicato, o objetivo da ação foi promover a interação dos Agentes do Paraná com outras experiências afim de buscar o aprimoramento das atividades de intervenções táticas no Estado.

Para Sidnei de Souza Geraldino, integrante do DOS/ DEPEN-PR, a visita foi de grande valia. “Conseguimos absorver várias técnicas que serão utilizadas com a DOS aqui no Paraná. Além disso, identificamos que a garantia pela segurança dentro das unidades depende de treinamentos constantes e profissionalização dos serviços, pois só assim teremos uma execução de pena íntegra e justa de acordo com a lei, preservando todos os detentos, familiares, servidores e a sociedade como um todo”, afirma.

O SINDARSPEN buscou com essa experiência, promover o conhecimento de outras realidades por parte dos grupos de operações especiais, que podem ser aproveitadas e implementadas no Sistema Penitenciário do Paraná. “O Espírito Santo [Estado] é um exemplo de profissionalização das atividades de intervenções táticas, seja no treinamento contínuo, seja na organização administrativa e jurídica dos seus grupos especiais", diz Petruska Sviercoski, presidente do SINDARSPEN, justificando a escolha daquele Estado para a visita. "A DOS tem se mostrado fundamental para a preservação da segurança em apoio às atividades desenvolvidas pelos Agentes Penitenciários, por isso merece ser ampliada e estruturada de modo a ter ação em todas as unidades prisionais do DEPEN", conclui.