Menu

Agentes penitenciários farão novo dia de mobilização nesta quarta-feira em Curitiba

Atividade acontecerá pela manhã na Praça Nossa Senhora de Salete e de tarde no Plenarinho da Assembleia Legislativa. 
27/08/2019


A implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários dos agentes penitenciários e a necessidade de concurso público para a área estão na pauta da mobilização que a categoria fará amanhã (28), no Centro Cívico em Curitiba.

Caravanas de servidores de Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Londrina, Cruzeiro do Oeste, Ponta Grossa e Cascavel reforçarão a mobilização. 

A atividade vai começar pela manhã, com concentração na Praça Nossa Senhora de Salete e, de tarde, a categoria fará uma Assembleia Geral Extraordinária, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, para votar se aceitam ou não a proposta que foi construída conjuntamente com a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP) durante quatro meses de negociação.  Em abril, os agentes realizaram atividade semelhante quando do início das negociações com a SESP (clique aqui e relembre).

Nos próximos dias, o projeto deverá ser encaminhado para outros órgãos do governo e a mobilização tem o objetivo de demonstrar unificação dos agentes em torno dessas pautas, além de chamar a atenção da sociedade para a precariedade provocada pela falta de agentes penitenciários para trabalhar nas unidades do Paraná.

A falta de servidores vem sendo constantemente denunciada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná. Desde 2010, o número de presos nos presídios do Paraná subiu de 14 mil para 21 mil, enquanto o número de agentes caiu. Das 4.131 vagas na carreira de agente penitenciário, atualmente, apenas 3.069 estão ocupadas. Além disso, para atender a demanda da segurança pública do Paraná, há a necessidade de contratação imediata de 4.300 agentes, além de 2.100 para trabalharem nas unidades previstas para ser inauguradas pelo governo, conforme dimensionamento feito pelo próprio DEPEN.

Dia de Mobilização pelo Plano de Carreira
28/08 (quarta-feira)
9h30 - Concentração Praça Nossa Senhora de Salete (Centro Cívico, Curitiba)
14h - Assembleia Geral Extraordinária no Plenarinho da Assembleia Legislativa