Diante de falta de respostas do governo, sindicatos articulam ato unificado para a próxima segunda-feira

26/06/2019

Os 22 sindicatos que integram o Fórum de Entidades Sindicais (FES) e as associações representantes de policiais civis e militares estão convocando para a próxima segunda-feira (1/7) um grande ato unificado em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. O grupo partirá em caminhada da Praça Santos Andrade até a sede do Poder Executivo, no Centro Cívico.

O objetivo é intensificar a pressão sobre o Governo do Estado, diante da falta de resposta sobre o pagamento da data-base para o funcionalismo público.

Ontem, várias categorias de servidores estaduais iniciaram uma greve por tempo indeterminado em protesto ao não pagamento da reposição salarial. Com calote desde 2016, os servidores do Poder Executivo já amargam mais de 17% de perda salarial.

Por força de uma decisão liminar do Tribunal de Justiça do Paraná, de 26/04, os agentes penitenciários não puderam entrar em greve, mas não recuaram da luta. Em Curitiba, os agentes de folga têm fortalecido o movimento em frente ao Palácio Iguaçu e na terça (25/6), a categoria também realizou uma operação de segurança em todas as unidades penais do Paraná, em decorrência do anúncio de aquartelamento da Polícia Militar.

Hoje, a mobilização aconteceu também em frente à Secretaria da Fazenda. Os números oficiais comprovam números oficiais comprovam que há condições fiscais e orçamentárias para o governo pagar a data-base dos servidores dos últimos 12 meses, de 4,94%, além de 1% em outubro e 1% em dezembro.

Ato unificado dia 1/7

Os servidores precisam unir esforços nas mobilizações e a próxima segunda-feira será fundamental para a luta.

Os agentes do interior que puderem participar devem ligar para o 0800-645-1311 e dar o nome até às 12h de sexta-feira (28). É com base nesse levantamento que as vagas nos ônibus serão reservadas.

O ato unificado pela data-base vai começar às 9h, de 01/07, na Praça Santos Andrade. De lá o grupo segue em caminhada até o Centro Cívico.