Em Assembleia Geral, filiados aprovam contas do SINDARSPEN

Assembleia aprovou contas referentes ao ano de 2019
26/11/2020

A Assembleia Geral Ordinária realizada pelo SINDARSPEN, na manhã desta quinta-feira (26), aprovou por unanimidade as contas da entidade do período de 01/01/2019 a 31/12/2019. As contas já haviam sido aprovadas pelo Conselho Fiscal do Sindicato.

A Assembleia Geral é o fórum previsto pelo estatuto do SINDARSPEN para a prestação de contas anual aos filiados. Após a apresentação de todos os dados técnicos, houve abertura para questionamentos de dúvidas e apresentação de sugestões pelos filiados.

Neste ano, a prestação de contas aconteceu em Foz do Iguaçu. Como parte da política de transparência do Sindicato, em cada ano a Assembleia acontece numa regional diferente. Nos anos anteriores, foi realizada em Curitiba (2019), Guarapuava (2018), Ponta Grossa (2017) e Francisco Beltrão (2016).

A prestação de contas aconteceu somente agora porque durante todo o ano a diretoria ficou aguardando pelo momento em que pudesse realizar a assembleia presencialmente sem maiores riscos por causa da pandemia. O lugar escolhido para a realização foi o salão da Associação dos Guardas Municipais de Foz do Iguaçu, garantindo o distanciamento entre as pessoas. O uso de máscara foi obrigatório, assim como a desinfecção das mãos e a medição de temperatura na entrada.

As contas

O SINDARSPEN fechou o ano de 2019 com um patrimônio líquido de R$ 758.469,64 e um superávit financeiro de R$ 71.738,08. A entidade tem como fundo de reserva uma aplicação que encerrou o ano passado com R$ 315.227.54.

O atendimento jurídico aos filiados segue sendo uma das áreas que mais recebe investimentos do Sindicato. Em 2019, foram mais de R$ 350 mil na prestação desses serviços. O resultado tem repercussão direta sobre a vida da categoria, com a vitória em ações importantes, como o mandado de injunção da aposentadoria especial e a ação de cobrança dos valores retroativivos da Previdência.

Para dar mais transparência às contas, desde 2017 o SINDARSPEN submete toda a documentação a uma auditoria fiscal externa independente, que analisa minuciosamente informações como movimentações financeiras, notas fiscais, folha de pagamento, recolhimento de encargos sociais e impostos. Toda a documentação foi considerada devidamente regular. A auditoria foi realizada pela Executive Auditores Independentes, de Curitiba.