Menu

Pela data-base, 20 mil servidores lotam as ruas de Curitiba em protesto ao calote do Governo do Estado

Como em todos os atos pela data-base, os agentes penitenciários estiveram presentes fortalecendo a luta.
01/07/2019


Cerca de 20 mil servidores estaduais lotaram hoje (1/7) as ruas do Centro de Curitiba em protesto contra o calote que o Governo do Estado vem dando no funcionalismo público. Com salários congelados desde 2016, os trabalhadores do Poder Executivo já acumulam mais de 17% de perdas salariais.

A mobilização foi convocada pelo Fórum de Entidades Sindicais (FES) e por associações de policiais civis e militares. Os servidores se concentraram desde 9h na Praça Santos Andrade e às 11h seguiram em marcha pelo Centro da capital até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. Caravanas de várias cidades do Paraná fizeram reforço na mobilização. Muitos vão acampar em frente à sede do Poder Executivo estadual.

Os servidores reivindicam o pagamento imediato da reposição da inflação dos últimos 12 meses, de 4,94%, e de mais 1% em outubro e 1% em dezembro para diminuir os atrasados. Porém, apesar de haver condições fiscais e orçamentárias para fazer a reposição salarial dos trabalhadores, o governador Carlos Massa Jr. (PSD) segue negando o direito do funcionalismo público estadual.

Como em todos os atos pela data-base, os agentes penitenciários estiveram presentes fortalecendo a luta. Clique aqui e confira as fotos da participação da categoria no ato.