SINDARSPEN realiza 1° Encontro Estadual das Agentes Penitenciárias do Paraná

23/07/2018

Com o tema “A humanização do sistema exige melhores condições de trabalho”, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN) realizará em agosto o  1° Encontro das Agentes Penitenciárias do Paraná.

O evento é voltado para as agentes de todo o estado e será aberto também ao público interessado no tema. O objetivo é debater as principais dificuldades enfrentadas pelas trabalhadoras na execução de suas funções, tanto nas unidades femininas quanto nas masculinas e definir uma pauta de lutas para buscar melhorias.

“Apesar de os agentes penitenciários de uma forma geral sofrerem com a precariedade do sistema, as mulheres da profissão têm dificuldades ainda maiores porque esbarram numa invisibilidade institucional, até porque estarmos em número bem menor que o de homens no sistema”, esclarece a diretora de Assuntos para Mulher do SINDARSPEN, Silvana Dantas.

Entre as principais questões apresentadas por agentes mulheres ao Sindicato, estão: a falta de respeito às especificidades de gênero nas unidades penais; péssimas condições no ambiente de trabalho; falta de mulheres nos postos de comando, inclusive, nas unidades femininas; assedio moral e assedio sexual disfarçado de “brincadeira”; a falta de treinamento específico para lidar com mulheres encarceradas, entre outros.

O painel do evento será apresentado pela professora de Ciência Política da UniCuritiba Karla Pinhel, que também é pesquisadora sobre “Mulher, Paz e Segurança”, da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ); pela Coordenadora das Unidades Prisionais Femininas e Cidadania LGBT da Secretaria de Estado e Administração Penitenciária, Ana Cristina Faulhaber; pela agente penitenciária aposentada Dejanira Veloso, que trabalhou por 30 anos no sistema; e pela agente penitenciária Silvana Dantas, dirigente do SINDARSPEN.

Está prevista ainda a livre manifestação das agentes participantes para narrarem seu cotidiano.

Os encaminhamentos  do 1° Encontro Estadual das Agentes Penitenciárias do Paraná resultarão numa carta que será entregue à Secretaria Especial de Administração Penitenciária do PR.

1° Encontro Estadual das Agentes Penitenciárias do Paraná
Dia 23/08, das 9 às 12h.
LOCAL: Anfi 100 da UFPR (Prédio Dom Pedro I, 1º andar).
Rua General Carneiro, 460, Centro. Curitiba-PR
Tags: mulheres