Ao mesmo tempo, em 1º de setembro, todos os indivíduos que tiveram uma suspensão nos pagamentos de suas dívidas estudantis (uma medida em vigor há três anos como alívio durante a pandemia) tiveram que reiniciar seus pagamentos. Muitos participantes do mercado acreditam que isso poderia começar a ter um impacto negativo nas finanças dos consumidores (pelo menos como uma medida desinflacionária).

Quais os impactos da queda do dólar?A desvalorização do dólar frente ao real pode trazer consequências significativas para a economia brasileira. Dentre os principais efeitos, podemos citar o estímulo às exportações brasileiras, a possível contenção da inflação e a atração de investimentos estrangeiros.

Entretanto, eles ressaltam que o sucesso das ofertas de ações dependerá de diversos fatores domésticos e internacionais que devem se concretizar nos próximos meses. Se concretizada, a tendência de retomada dos IPOs pode ser uma oportunidade para as empresas obterem recursos e promover uma maior diversificação na carteira dos investidores do mercado de capitais brasileiro.

O comportamento dos preços fez o BC cortar os juros pela segunda vez no semestre, em um ciclo que deve seguir com cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões do comitê. Após sucessivas quedas no fim do primeiro semestre, a inflação voltou a subir na segunda metade do ano, mas essa alta era esperada por economistas.

Qual é o impacto esperado para a Petrobras e o mercado?Os analistas preveem que as decisões do CARF poderão impactar entre 1% a 2% da capitalização de mercado da Petrobás anualmente nos próximos anos. Porém vale destacar que, em repetidas ocasiões a empresa demonstrou resiliência e habilidade para manobrar desafios financeiros e jurídicos. Deste modo, apesar do impacto inicial, espera-se que a Petrobras e o mercado consigam se ajustar à nova realidade.

ConclusãoParece que os temas têm sido recorrentes. Continuamos falando sobre juros, a resiliência da economia americana e a dicotomia entre um soft ou hard landing. Continuamos debatendo constantemente o tema da inflação e todos os fatores que podem impactá-la. Continuamos discutindo o petróleo e seus efeitos.

Até o fim do ano, a previsão dos analistas é que a Selic caia para 11,75%. Com isso, a taxa de captação de recursos livres dos bancos (o quanto é pago pelo crédito) vem recuando. Desde abril, ela está em queda e ficou em 11,2% em agosto.

(9h27) – IGP-M varia 0,37% em setembro, mostra FGVO Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,37% em setembro, após queda de 0,14% no mês anterior, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (28). Com este resultado, o índice acumula taxa de -4,93% no ano e de -5,97% em 12 meses. Em setembro de 2022, o índice havia caído 0,95% e acumulava alta de 8,25% em 12 meses.

Agenda esvaziada.Quarta-feira (11/10)

Confira abaixo o fechamento do Ibovespa e demais índicesIbovespa: 115.730,76 (+1,23%)S&P 500: 4.298,93 (+0,57%)Nasdaq: 13.201,28 (+0,83 %)Dow Jones: 33.666,34 (+0,35%)Dólar: R$ 5,03 (-0,16%)Euro: R$ 5,32 (+0,39%)Acabei de ler o livro “Breves respostas para grandes questões”, de Stephen Hawking, presente do Aldo, 85 anos, amigo querido, matemático e leitor voraz, com quem mantenho um clube de leitura. Durante algumas tardes, falamos sobre os livros que temos lido e sobre as perguntas que eles nos provocam a formular. No livro, traduzido por Cássio Leite, Stephen narra a saga de sua vida, sobretudo sua busca pelo conhecimento e a luta a partir do momento em que descobriu que tinha uma doença neuromotora que poderia tê-lo silenciado, mas sua mente brilhante o levou a superar todas as probabilidades.

Considerando o conjunto dos recursos livres e direcionados a pessoas físicas, o pico dos juros aconteceu em maio: 38,2% ao ano. Para empresa, o pico foi em janeiro: juros a 22%. Desde então, há redução nas taxas mês a mês, com flutuações e desaceleração no crescimento em 12 meses.

Deixe o seu comentário