Menu

Dia do Agente será celebrado com exposição fotográfica

Objetivo é romper estereótipos e preconceitos que a sociedade ainda tem com a profissão
31/10/2018


Mostrar o funcionamento de um presídio sob a perspectiva de quem nele trabalha. Esse é o objetivo da exposição fotográfica “Operários do Cárcere, Rostos Invisíveis”, realizada pelo SINDARSPEN para celebrar o Dia do Agente Penitenciário, comemorado em 13/11.
 
A exposição ficará disponível de 13 a 26 de novembro, na sede da OAB - Paraná, em Curitiba. No dia 13, haverá uma solenidade no local para debater a importância desse servidor no cumprimento da execução penal.
 
A ideia da exposição é quebrar os preconceitos e estereótipos que existem em torno da profissão do agente. "A sociedade não valoriza nosso trabalho. Vê a gente de forma deturpada. Vê assim porque não sabe o que a gente faz. E ninguém valoriza o que não enxerga, né?", declarou Fabiana Antunes Ribeiro, agente em Foz do Iguaçu há 6 anos.
 
Com a autorização do DEPEN, durante 40 dias a equipe de comunicação do SINDARSPEN visitou 17 das 33 unidades penais do Paraná para registrar o cotidiano dos agentes por meio de fotos e entrevistas com os servidores. A movimentação dentro dos presídios, os desafios enfrentados com a falta de infraestrutura do sistema, o atendimento e a relação com os encarcerados serão exibidos em 40 fotos selecionadas entre 700 imagens feitas pelo fotógrafo Joka Madruga.   
 
“Nossa profissão só é enxergada e lembrada quando a segurança da sociedade é ameaçada. E ainda olham pra nos culpar. Sempre acham que somos os culpados pelas rebeliões. Vêem a gente como os guardiões do lixo da humanidade e acabam tratando a gente como lixo também”, lamentou o agente Sebastião Pontes, da Penitenciária Industrial de Guarapuava. 

Iniciada na OAB, a exposição “Operários do Cárcere, Rostos Invisíveis” será itinerante e vai acontecer, ao longo de 2019, em todas cidades onde existem unidades penais no Paraná, em local e data a serem confirmados

“Todos os anos o Sindicato celebra o Dia do Agente com algum evento pra categoria. Neste ano, estamos ampliando esse debate pra toda a sociedade. É necessário que a população entenda o que a gente faz e qual a importância da nossa atividade pra segurança de todos”, esclarece o presidente do SINDARSPEN, Ricardo Miranda.

 
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA OPERÁRIOS DO CÁRCERE, ROSTOS INVISÍVEIS
 
Solenidade de abertura
13/11, às 9h30
 
Exposição
De 13 a 26/11, de 9 às 18h.
 
A OAB fica na Rua Basilino de Moura, 253, Ahú, Curitiba.
Tags: