SINDARSPEN apresenta para a categoria minuta do Plano de Carreira debatido com a Deppen

Apresentação foi feita durante mobilização de policiais penais no Centro Cívico, nesta terça-feira

Publicado em 15/03/2022



A proposta de plano de carreira dos policiais penais preparada pelo Deppen e debatida ontem (14) com o SINDARSPEN, foi apresentada nesta terça-feira (15) à categoria. A apresentação foi feita pelo Sindicato durante o ato dos policiais penais em frente ao Palácio Iguaçu. Caravanas de várias regiões do estado compareceram na mobilização.

O documento apresentado foi resultado da reunião convocada ontem (14) pelo Deppen, após pressão da categoria para que a proposta de PCCS do governo deixasse de tramitar sob sigilo. No início de fevereiro, o SINDARSPEN protocolou a proposta de plano de carreira construída com a categoria nas plenárias regionais e pediu que uma mesa de negociação fosse instalada debater a questão. No entanto, a proposta levada para a mesa pelo Deppen ontem foi baseada apenas no documento elaborado pelo governo. “Esse não é o plano ideal, que o SINDARSPEN criou com sua base, mas é o possível diante do prazo que temos caso a categoria entenda que quer um plano de carreira ainda neste ano”, explicou o vice-presidente do SINDARSPEN, José Roberto Neves. “A luta será sempre para que prevaleça a vontade dos policiais penais, seja qual for a escolha”, ressaltou.

Confira os principais ajustes que foram solicitados pelo SINDARSPEN na proposta do governo e que teve a concordância do Deppen*:

*Todas as alterações ainda serão submetidas a outros órgãos do governo, como SEAP e SEFA.

Outras questões importantes, que já estão no plano e merecem destaque:

Por não se tratar de Assembleia convocada em edital conforme determina o estatuto do SINDARSPEN, não houve votação sobre aprovação ou não da proposta apresentada. “A ideia da apresentação hoje foi discutir com a base, fortalecer o debate sobre o plano de carreira e isso aconteceu de forma muito salutar. Todos que quiseram puderam expor seus pontos de vista”, destacou o presidente do Sindicato Ricardo Miranda.

Para conhecer a íntegra da proposta, clique aqui (as partes em vermelho são as alterações propostas pelo SINDARSPEN).

PROMOÇÃO – O plano apresentado não acarreta prejuízo no enquadramento dos 900 policiais penais da classe III no QPPE que aguardam promoção há 4 anos. Isso porque o enquadramento deles na nova tabela se dará por tempo de serviço e não pela classe atual em que estão.  

Quanto aos retroativos, independentemente da aprovação ou não de um plano de carreira, o SINDARSPEN seguirá com as ações na justiça em busca do pagamento.