Dirigentes sindicais participaram do primeiro curso de formação sindical da nova gestão

Publicado em 11/11/2022



 

Com o objetivo de fortalecer a atuação dos dirigentes sindicais e também qualificar o trabalho da nova gestão à frente do SINDARSPEN, foi realizado, nesta quarta (09/11) e quinta (10/11), o primeiro Curso de Formação Sindical de 2022.

A programação do curso foi bastante ampla, trazendo conteúdos para instrumentalizar a atividade sindical. No primeiro dia, os participantes tiveram o curso “O papel da comunicação na atividade sindical”, com a jornalista Waleiska Fernandes e, na segunda parte “Liderança e prerrogativas sindicais”, com o advogado do SINDARSPEN, Rogério Calazans. No período da tarde, o assessor sindical Edson Cruz falou sobre “O papel do Estado e do Serviço Público.”

Já no segundo dia, na parte da manhã, a professora, presidente da APP Sindicato e integrante do Fórum de Entidades Sindicais (FES), Walkiria Olegário Mazetto, conversou com os dirigentes sobre a atuação dos sindicatos no serviço público. E, como encerramento, o curso contou com a presença do ex presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará, Augusto César Coutinho, que trouxe reflexões sobre a construção da luta sindical pelos policiais penais.

O diretor executivo do sindicato, José Roberto Neves, que esteve à frente da organização do curso, considera que atividades de formação são necessárias e devem ser permanentes para quem é dirigente sindical. “Às vezes, pela prática, a gente pode achar que sabe tudo. Porém, em uma reunião dessa, na interação entre os participantes, percebemos que sempre precisamos aprender mais. É uma forma também de você ir se atualizando tanto sobre pautas, como instrumentos de luta,” destacou.

Augusto Coutinho,  que veio até Curitiba para oferecer uma das palestras, elogiou o trabalho do SINDARSPEN e frisou que formação profissional e política precisam andar juntas. “É fundamental que o sindicato continue com essa formação voltada para as suas lideranças, mas também que pense em estender para a base. Pois, é preciso que todos os trabalhadores se qualifiquem para  entender suas pautas como para compreender o sindicato como instrumento de defesa dos seus direitos,” disse.

Para ele, “qualificar suas lideranças sindicais para representar bem a sua categoria é imperativo para um sindicato de lutas.”

Avaliação positiva

Os dirigentes sindicais que participaram do curso avaliaram a atividade como bastante produtiva e importante para suas atuações junto à base. Cristiano da Luz, diretor de formação sindical do SINDARSPEN, reiterou a importância dos dirigentes terem um espaço como esse para trocas e qualificação. “No dia a dia a gente a gente não consegue, muitas vezes, parar para fazer um planejamento e pensar sobre nossa atuação. Esses dois dias foram extremamente produtivos para todos nós,” avalia.

Para o diretor de esportes do Sindarspen, Ricardo Ronqui, por ser sua primeira vez integrando o sindicato, o curso foi muito importante. “Foram diversas palestras que vieram para agregar nossa formação como liderança sindical. Nossa dedicação aqui é porque vislumbramos algo melhor para a categoria. Por isso, dirigentes qualificados e atualizados, só fortalece nossa unidade”, disse.

Valmi Rozendo da Silva, diretor executivo adjunto, disse que “o curso veio preparar a gestão e demais dirigentes para o que virá pela frente, principalmente porque estamos diante de uma conjuntura de reeleição do governador, com lutas ainda a serem feitas. Sem contar que o curso nos norteou como planejamento para atuação junto à categoria.”

Já para o vice presidente do Sindarspen, Ivolcir Bonfim, a atividade organizada cumpriu seu objetivo de formar novas lideranças. “Esse curso teve como objetivo a formação de novas lideranças e, esperamos, que cada um que sai hoje leve esse conteúdo para base, agora com ainda mais respaldo para fortalecer o diálogo e luta por nossas pautas,” disse.

Ao final do curso, os participantes fizeram uma avaliação com sugestões para próximos encontros de formação. Também receberam das mãos do policial penal Augusto Coutinho e da presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, um certificado de participação.