SINDARSPEN participa da formatura dos 563 policiais penais formados no CTOPP

Publicado em 24/03/2023



Nesta quinta feira, 23, foi realizada a formatura de 563 policiais penais que concluíram o Curso de Transição para Operações da Polícia Penal (CTOPP) . A convite do Departamento da Polícia Penal do Paraná (DEPPEN), a  presidente  do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, participou da cerimônia e reiterou a importância do curso,  parabenizando os formandos. Também esteve presente, pelo sindicato, a diretora para assuntos de aposentados, Dejanira Veloso.  

Além da entrega de diplomas, os 31 instrutores e 18 alunos destaque receberam das mãos das autoridades presentes, entre elas, a presidente do SINDARSPEN, premiações pela dedicação em termos de avalição e conduta disciplinar. Os coordenadores locais da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) e coordenadores do CTOPP também foram homenageados durante o evento.

Em sua fala, Vanderleia Leite destacou a importância da luta pela Polícia Penal e parabenizou os formandos. “ Hoje, felizmente a Polícia Penal é uma realidade, trazida pela luta de mais de uma década, dos então agentes penitenciários de todo Brasil e do qual nós aqui do PR, através da organização do SINDARSPEN, fizemos parte, garantindo a aprovação de uma Emenda na Constituição Federal de n° 104 de 2019 e a recepção na Constituição Estadual do PR. Então, hoje é dia de nos felicitarmos, porque estamos diante de mais uma etapa que vocês, nobres colegas de profissão, concluíram com êxito e venceram, que é vivenciar a concretude dessa transição através da vossa formatura no Curso de transição para Operações da Polícia Penal. Meus parabéns a todos os formandos Policiais Penais do Paraná!”, disse.


O CTOPP é um curso que visa atender a emenda constitucional no. 104, que cria as polícias penais federal, estadual e distrital. Com a recente aprovação da PEC Estadual da Polícia Penal, que transformou a função de agente penitenciário em policial penal para poder assumir atividades de escolta, segurança interna e externa, além da gestão de setores e unidades prisionais.

O curso ocorreu no período de fevereiro a dezembro de 2022 nas regionais de Cascavel, Curitiba, Cruzeiro do Oeste, Foz de Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, sendo 144 horas de atividades práticas e teóricas ministradas por instrutores do DEPPEN