Menu

Comissão de Direitos Humanos da OAB-PR recebe representantes do SINDARSPEN


19/08/2022


A Diretoria do SINDARSPEN foi recebida, nesta sexta-feira (19), pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-Paraná para falar sobre as demandas dos policiais penais. O encontro aconteceu a convite do presidente da Comissão, advogado Anderson Ferreira.

“A ideia do encontro é uma aproximação institucional para vermos as formas como a Ordem pode auxiliar nas demandas desses servidores, que são fundamentais para a execução penal”, esclareceu Ferreira, na abertura da reunião.

Os dirigentes sindicais falaram sobre a importância da Polícia Penal na segurança pública e o papel desse servidor após a constitucionalização da atividade. A falta de policiais penais no sistema penitenciário paranaense foi outra questão levantada. O pouco efetivo de servidores compromete diretamente o cumprimento da Lei de Execução Penal. “Se não tem policial, toda a movimentação de presos nas unidades é comprometida e, consequentemente, a segurança de todos que estão dentro do estabelecimento prisonal, ameaçando a vida dos servidores”, conta a presidente do sindicato, Vanderleia Leite. O último concurso para a área foi realizado há 9 anos. Atualmente, há cerca de 2.700 servidores na e um déficit de aproximadamente 6.400 profissionais.  

Além da presidente da entidade, participou da reunião o diretor executivo, José Roberto Neves. Pela OAB, também estiveram presentes os advogados Victor Ditier e Giovanna Denardi.