Criada a Federação Interestadual dos Policiais Penais

Entidade vai ajudar a fortalecer a luta pelos direitos dos policiais penais e a combater retrocessos como a privatização do sistema penitenciário no país.
08/06/2022

Com o objetivo de fortalecer a luta pelos direitos dos policiais penais em todo o país, sindicatos que representam a categoria em vários estados se uniram e criaram a Federação Interestadual dos Policiais Penais do Brasil (FEBRAPOL). O ato de fundação da nova entidade nacional aconteceu no último dia 02, em Brasília.

A FEBRAPOL surge com a missão de valorizar e fortalecer a Polícia Penal brasileira, visando a constituição do sistema confederativo nacional da categoria em todo o país. Entre as competências da Federação, está fazer a interlocução com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em nível nacional, impetrar demandas jurídicas no Supremo Tribunal Federal sempre que houver afronta à Constituição nas questões tratam dos direitos coletivos dos policiais penais, assim como organizar as lutas da categoria no Brasil.

Entre as principais lutas que precisam ser travadas em âmbito nacional está a regulamentação da Polícia Penal e o combate à privatização em vários estados.

A criação da FEBRAPOL foi possível graças à união de entidades representativas das cinco regiões do país. Participaram da fundação o Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (SINDARSPEN), o Sindicato dos Policiais Penais e Trabalhadores do Sistema Penitenciário Paulista (SINDCOP-SP), o Sindicato dos Agentes da Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (SINDASP), o Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (SINDPOL), o Sindicato dos Policiais Penais do Pará (SINPOLPEN), o Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (SINDPPEN-CE), o Sindicato dos Policiais Penais do Tocantins (SINDPPEN-TO), o Sindicato dos Agentes Públicos do Sistema Penitenciário e Socioeducativo do Estado de Santa Catarina (SINDAPS) e o Sindicato da Polícia Penal do Amapá (SINPP).

SINDARSPEN integra a direção da nova Federação

Durante o evento de fundação da FEBRAPOL foi construído um consenso para a composição da Diretoria Executiva da entidade. O SINDARSPEN será um dos quatro sindicatos vai integrar essa direção. A presidência será do SINDPOL-DF.

“Os avanços que conseguimos nos últimos três anos, com a constitucionalização da nossa atividade e todos os direitos advindos dessa conquista, exigem que estejamos cada vez mais organizados em busca da valorização da nossa profissão em nível nacional. Chegamos até aqui e não vamos aceitar retroceder no fortalecimento da Polícia Penal brasileira”, explica o secretário executivo do SINDARSPEN, José Roberto Neves, que atuou na construção da FEBRAPOL.

A presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, e o diretor de Formação Sindical, Cristiano Luz, também participaram da cerimônia de fundação da nova entidade nacional representativa dos policiais penais, em Brasília.