Deputados do Paraná apóiam projeto de plano de carreira dos agentes penitenciários

Líder do governo anunciou reunião entre o SINDARSPEN e a SEAP para acelerar andamento do projeto
29/08/2019

Mais de 400 agentes penitenciários de várias cidades do Paraná participaram ontem (28/8), no Centro Cívico, de mais um dia de mobilização pela implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários da categoria. Pela manhã, os servidores fizeram ato na Praça Nossa Senhora de Salete e visitaram os gabinetes dos deputados estaduais em busca de apoio e, de tarde, fizeram uma assembleia extraordinária no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Deputados estaduais de nove legendas participaram das atividades e declararam apoio à luta dos agentes: Professor Lemos (PT), Luiz Cláudio Romanelli (PSB), Soldado Fruet (PROS), Luciana Rafagnin (PT), Coronel Lee (PSL), Tadeu Veneri (PT), Requião Filho (MDB), Evandro Araújo (PSC), Soldado Adriano (PV) e Márcio Pacheco (PDT) deram declarações sobre a importância dos servidores penitenciários para a segurança pública. A necessidade do combate à privatização das atividades dos agentes também foi destacada pelo deputado Arilson Chioratto (PT).

Durante o evento, a assessoria do líder do governo na ALEP, deputado Hussen Bakri (PSD), informou que já está agendada para a próxima terça-feira (3/9) a reunião de trabalho na Secretaria de Administração e Previdência (SEAP) para tratar do projeto do PCCS dos agentes e que o próprio líder do governo vai participar. Pela manhã, o projeto foi protocolado na presidência da ALEP e entregue diretamente às mãos do presidente da casa, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Presidente e 1° Secretário da ALEP, Ademar Traiano e Luiz Claudio Romanelli, recebem a proposta de PCCS dos agentes

“A nossa pauta é tão justa que está recebendo apoio das mais variadas bancadas na Assembleia. Esperamos que o governador caminhe nesse mesmo sentido”, avaliou o presidente do SINDARSPEN, Ricardo Miranda. A realização da assembleia extraordinária dos agentes justamente na ALEP tinha como objetivo reforçar o apelo da categoria junto aos parlamentares. O evento aconteceu na casa legislativa por propositura do deputado Professor Lemos.

Assembleia ratifica apoio ao projeto construído com a SESP

A proposta entregue na ALEP foi a construída entre o SINDARSPEN e a SESP durante quatro meses de negociação (de abril a agosto). A minuta foi inicialmente preparada entre representantes de servidores penitenciários e do DEPEN, com as contribuições coletadas pelo Sindicato nas plenárias regionais de agentes para debater a questão.

Clique aqui confira a minuta resultado das negociações.

Durante a assembleia extraordinária desta quarta-feira, os agentes aprovaram o projeto por unanimidade. Vários servidores também manifestaram a necessidade de união permanente da categoria para que a luta seja vitoriosa. “Nós aqui somos 400 lutando por três mil agentes. Deixamos nossas casas e nossos compromissos porque acreditamos nesse plano”, declarou o agente Leandro Oliveira, que trabalha na Casa de Custódia de Maringá (CCM), conclamando os agentes a mobilizarem ainda mais colegas para as próximas atividades em defesa do PCCS.

Foto: Joka Madruga/SINDARSPEN

Participaram do dia de mobilização agentes de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste, Maringá, Londrina e Francisco Beltrão.

Representantes dos sindicatos de professores estaduais (APP), da saúde (SindiSaúde) e da Polícia Civil (Sindipol), que já conquistaram seus planos de carreira no passado, estiveram presentes na assembleia em solidariedade aos servidores penitenciários.

Confira as fotos do dia de mobilização dos agentes pelo Plano de Carreira.