Menu

Diretoria para Assuntos dos Aposentados define estratégias para área

Entre as questões discutidas, ações judiciais, revisão de provimentos e identidade de veteranos
06/07/2022


A Diretoria para Assuntos dos Aposentados do SINDARSPEN realizou, na última sexta-feira (01/07), uma reunião para definir as estratégias de atuação da entidade para essa parcela da categoria.

O encontro aconteceu no escritório de Maringá e foi coordenada pelos diretores sindicais da área, Valmi Tolovi e Dejanira Veloso. A ideia é fortalecer as lutas e demandas dos aposentados na atuação do SINDARSPEN.

Uma das questões levantadas foi o enquadramento dos aposentados no Quadro Próprio da Polícia Penal. Alguns servidores, mesmo com paridade, se aposentaram sem alcançar o topo da carreira, e o SINDARSPEN vai estudar se há alguma brecha jurídica para enfrentar a questão. Segundo a dirigente Dejanira Veloso, uma das formas que sindicato estuda é ver se, a exemplo do que acontece para efeitos de aposentadoria, seria possível contar o adicional de insalubridade da atividade penitenciária que dá direito a um acréscimo no tempo de serviço de até 40%.

Os estudos para essa ação serão realizados pelo advogado do SINDARSPEN especialista em Direito Administrativo, Rogério Calazans, que também participou da reunião e pôde tirar dúvidas dos presentes.

Outra questão que surgiu na reunião foi a situação de servidores inativos que questionam o valor recebido após o enquadramento, pois estaria abaixo do esperado. Dejanira explicou que esses casos já foram questionados pelo SINDARSPEN à Paraná Previdência, que informou que somente os próprios servidores podem fazer o questionamento direto de cada caso. Para isso, eles devem solicitar a revisão de proventos. “Caso seja negada essa revisão, o Jurídico do sindicato passa a atuar”, esclarece. Para mais informações a respeito a PRPrevi disponibiliza o telefone 0800-643-0037.

Carteira para veteranos

A necessidade de uma identificação profissional que possibilite o porte de arma para policiais penais aposentados também foi ressaltada na reunião. O SINDARSPEN seguirá lutando para que a SESP e o Deppen viabilizem um documento que faça as vezes de identidade funcional para os PPs que estão inativos, mas que seguem vulneráveis pela natureza da profissão que exerceram por anos.

Espaço de lazer

Os presentes à reunião solicitaram também que o SINDARSPEN busque fazer convênios com outras entidades que têm sedes de lazer na praia ou no campo para ofertar como opção de passeios aos filiados. A questão já está sendo estudada pelo sindicato.