Menu

Marcha com 30 mil servidores e ocupação da ALEP marcam mais um dia de luta pela data-base

Servidores entram a noite ocupando a Assembleia Legislativa
09/07/2019


Cerca de 30 mil servidores públicos estaduais fizeram um grande ato em Curitiba, nesta terça-feira (9), para pressionar o Governo do Estado a apresentar uma proposta decente de pagamento de reposição inflacionária ao funcionalismo público. A marcha foi aberta pelos servidores públicos da segurança pública e familiares dos policiais e bombeiros militares. 

O grupo caminhou até o Palácio Iguaçu, onde ficou em protesto durante todo o dia. De tarde, os servidores ocuparam a Assmbleia Legislativa. O protesto na ALEP foi intensificado quando o deputado governista Missionário Ricardo Arruda (PSL) usou a tribuna para xingar e ofender os trabalhadores que lutam por seus direitos. Os servidores entraram a noite na ocupação.

Familiares de Policiais e Bombeiros Militares fortalecem a luta

Servidores ocupam a Assembleia Legislativa

 

Proposta indecente

No último dia 3, o governador Ratinho Jr. propôs o pagamento de 0,5% da data-base em 2019 e os outros 4,5% parcelados até 2022.

Com a data-base congelada desde 2016, os servidores já acumulam uma perda salarial de 17%. Os trabalhadores reivindicam o pagamento imediato da reposição da inflação dos últimos 12 meses, de 4,94%, e de mais 1% em outubro e 1% em dezembro para diminuir os atrasados.

Porém, apesar de haver condições fiscais e orçamentárias para fazer a reposição, o governador segue negando o direito constitucional do funcionalismo público estadual.

Clique aqui e confira as fotos do ato.