Nova Diretoria do SINDARSPEN é empossada

Cerimônia de posse contou com a presença dos eleitos, da categoria, de autoridades e de entidades parceiras
09/05/2022

Os novos 28 diretores do Sindicato dos Policiais Penais foram empossados na última sexta-feira (06/05), em cerimônia na sede da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Paraná (Adepol).

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Comissão Eleitoral, David Machado, e contou com a presença do novo secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, e do diretor-geral do Departamento de Polícia Penal do Paraná, Francisco Caricati. A presença das duas autoridades foi vista como uma sinalização de que o diálogo deve prevalecer em busca de avanços para os trabalhadores na Polícia Penal.

O titular da SESP, que já fora secretário da pasta antes, ressaltou a importância da luta do SINDARSPEN para os avanços obtidos pela categoria nos últimos anos. “Quero deixar aqui o meu reconhecimento pela luta que eu presenciei e o Sindicato é parte disso. O Sindicato estava ombreado conosco na busca por melhorias e não vai ser diferente nessa minha gestão. Muito sucesso pra vocês e, em breve, estaremos comemorando os últimos atos legislativos que vão consolidar de vez a carreira do policial penal no estado do Paraná”.

Gestão que fez história - Um vídeo relembrando as principais lutas e conquistas da gestão que se encerrou foi exibido, com destaque para a criação da Polícia Penal e do quadro próprio da categoria, a aprovação do plano de carreira, a implantação do auxílio-alimentação e a solução para o pagamento das promoções atrasadas. “É um orgulho entregar essa presidência pra alguém tão comprometido com as nossas lutas. Não tenho dúvida de que essa gestão não só avançará ainda mais nas conquistas, como teremos a melhor presidente da história dessa entidade”, destacou o agora ex-presidente Ricardo Miranda.

Como reconhecimento ao trabalho realizado durante 8 anos na Diretoria do SINDARSPEN, Ricardinho, como é conhecido no sistema, recebeu uma homenagem da entidade. Também foi homenageada a primeira mulher presidente do Sindicato, Petruska Sviercoski, que se despede da Diretoria após 8 anos de trabalho.

Clique aqui e veja mais conquistas.

Nova presidente – A nova presidente do SINDARSPEN é Vanderleia Leite. Ela tem 40 anos, dos quais 13 no sistema penitenciário. A militância pela categoria começou em 2012, participando das atividades convocadas pelo Sindicato. Em 2014, passou a integrar a direção do SINDARSPEN, chegando agora ao cargo máximo da entidade.

Em seu discurso de posse, a nova presidente do SINDARSPEN fez questão de ressaltar a importância do equilíbrio entre o diálogo e a rigidez em busca da garantia dos direitos dos policiais penais. “Teremos muitos desafios pela frente e eu tenho certeza que a presença da SESP e do Deppen aqui é a demonstração de que nós vamos ter bastante diálogo e portas abertas. E que a gente possa encarar esses desafios com maturidade, seriedade, diálogo e com rigidez quando precisar, né, colegas?”

A solenidade foi transmita ao vivo da página do SINDARSPEN pelo Facebook. Clique aqui e confira.

A eleição para a Direção do SINDARSPEN quadriênio 2022-2026 aconteceu entre 05 e 08 de abril. Duas chapas concorreram, sendo a Chapa 1 – Juntos Somos Mais Fortes vitoriosa com 64,7% dos votos válidos.

Presenças - Entre as autoridades presentes, também estiveram: o então vice-diretor do Deppen, Francisco Silveira; a corregedora do Deppen, Lucia Beloni; o deputado estadual Soldado Adriano (PP); e a vereadora de Curitiba Professora Josete (PT); o presidente em exercício do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná - Coped, Marcel Jeronymo; representantes dos deputados estaduais Delegado Fernando Martins (PSL) e Tadeu Veneri (PT); além de lideranças sindicais do Fórum de Entidades Sindicais (FES), da União dos Servidores das Forças de Segurança do Paraná (UFS) e da Associação dos Policiais Penais do Brasil (Ageppen-Brasil).

Confira a lista dos novos diretores do SINDARSPEN:

Diretora Presidente: Vanderleia Pereira Leite
Diretora de Cultura e Eventos Adjunta: Nara Ferreira de França

Conselho Fiscal:

Titulares: Carlos Pylypiec / Marco Aurelio Menegildo / Nilton Cleber Biffe
Suplentes: Anderson Mendes Chueh / Antônio Norberto da Costa Junior / Cleverson De Tarso Velloso Rietow