Pela primeira vez, um policial penal assume a Direção Geral do órgão gestor da área penitenciária no Paraná

Policial penal à frente do Deppen é demonstração de força e profissionalização da categoria
16/08/2022

Uma das bandeiras de luta do SINDARSPEN acaba de se concretizar no Paraná. Pela primeira, o Departamento de Polícia Penal será comandado por um servidor dessa carreira e não mais por profissionais de outras corporações. Nesta segunda-feira (15), o policial penal Osvaldo Machado foi nomeado diretor Geral do Deppen.

Ainda que a Polícia Penal seja nova no estado, o anseio para que um servidor da área assumisse a Direção Geral do órgão penitenciário é antigo. Desde a época em que eram agentes penitenciários, o Sindicato da categoria já vinha lutando para que a gestão do então Departamento Penitenciário fosse feita por um servidor da pasta. Com o recente reconhecimento da Polícia Penal na Constituição estadual e com a criação do Quadro Próprio da Polícia Penal, ambas conquistas possíveis graças à luta do SINDARSPEN, não havia mais espaço para que o Deppen seguisse sob a gestão de profissionais alheios à carreira da Polícia Penal.

Por se tratar de uma entidade sindical, o SINDARSPEN não tem qualquer gerência quanto ao nome escolhido pelo governador para o ocupar o cargo, mas a entidade vinha pressionando para que a escolha se desse entre policiais penais. “Não fazia o menor sentido que o Deppen seguisse sendo gerido por servidores de outras áreas, quando há no estado policiais penais experientes na gestão penal e com capacidade para a assumir a função”, destacou a presidente do sindicato, Vanderleia Leite.

O SINDARSPEN deseja sucesso ao novo diretor e reforça que seguirá fazendo a atuação sindical em defesa dos interesses da categoria. Nos próximos dias, a entidade se reunirá com Osvaldo Machado para tratar de pautas importantes para os servidores, como a lei orgânica da Polícia Penal, a criação da comissão que vai organizar as promoções no QPPP e a realização de concurso público.