Menu

Polícia Penal impede atuação de criminosos na Casa de Custódia de Maringá

Coibir o crime dentro das unidades prisionais está entre as atividades constantes dos policiais penais no Paraná
01/02/2022


Policiais penais de Maringá, numa ação conjunta com a Polícia Civil, conseguiram prender um guarda prisional temporário que vinha atuando com organizações criminosas.

O guarda, contratado por Processo Seletivo Simplificado (PSS), vinha facilitando a entrada de itens proibidos na Casa de Custódia de Maringá (CCM) e colaborando com a prática de crimes. Na casa do homem, foram encontrados drogas, aparelhos celulares e chips telefônicos. Há meses o serviço de inteligência da Polícia Penal vinha monitorando o servidor. A operação vai prosseguir para identificar novos integrantes que atuem no grupo.

Coibir o crime dentro das unidades prisionais é um dos trabalhos da Polícia Penal. Além da constante fiscalização dentro das celas, os policiais penais trabalham também para impedir práticas de corrupção de servidores que eventualmente se desviem para o caminho do crime.

“Em todos os casos em que há corrupção entre servidores penitenciários, a prática é denunciada pelos policiais penais, que não toleram esse tipo de desvio na categoria, nem por parte de efetivos, nem de temporários”, explica o presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Ricardo Miranda. “A missão da Polícia Penal é custodiar pessoas que perderam a sua liberdade por desrespeito às leis, então, é parte do nosso trabalho impedir que essas práticas aconteçam dentro das unidades penais”, completa.