Menu

Policiais penais dão exemplo e realizam doação de sangue para bancos com baixo estoque


14/04/2020


Em tempos de enfrentamento ao coronavírus, os bancos de sangue no Paraná estão quase zerados por causa do receio dos doadores de comparecer aos locais de coleta. Além da preocupação com a contaminação do novo vírus, autoridades médicas tem se preocupado com a escassez no estoque de sangue.

Para não haver desabastecimento dos estoques, é preciso que as pessoas em boas condições de saúde agendem atendimento e doem sangue. Em algumas cidades, o número de doadores já caiu pela metade, enquanto não houve diminuição da demanda nos hospitais.

Os policiais penais do Paraná Edson Vieira, do Complexo Médico do Paraná (CMP) e Fabiana Antunes Ribeiro, da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II) foram doar sangue na última semana e incentivam que outros colegas de profissão sigam o exemplo. “Sou doadora assídua há 10 anos e incentivo os policiais penais que puderem que também doem, pois as pessoas em tratamento de saúde continuam necessitando,” diz Fabiana que realizou a doação no Hemonúcleo de Foz de Iguaçu. Doador desde 2018, Edson diz que se enche de alegria ao ajudar a salvar vidas. "De uma forma tão simples salvo vidas e isso me enche de alegria. Quando comecei ficava 20 mintos e sabia que conseguia salvar 4 vidas. Hoje faço doaçao de plaquestas, conseguindo ajudar até 8 pessoas,"conta. 

Para incentivar que as doações voltem a acontecer os hemocentros se organizaram para garantir segurança aos doadores, com agendamento online, número menor de pessoas em cada horário, álcool gel e uso de máscaras.

No Paraná, desde o dia 20 de março, doadores podem entrar no Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), sistema de serviços públicos do Estado, para marcar horário. Como é um serviço essencial para a sociedade, a rede Hemepar também segue funcionando normalmente de segunda a sábado (das 7h30 às 18h). Caso os doadores não agendem horário, as unidades orientam contato telefônico prévio para informações sobre o movimento.

Os Hemocentros Coordenadores do Brasil (aqueles que abastecem a rede pública de saúde) passaram a contar com a ferramenta de doações de sangue do Facebook. Usando a ferramenta,  os Hemocentros conseguem notificar pessoas próximas que sejam cadastradas como doadoras de sangue no Facebook - hoje, já são cerca de 10 milhões de doadores cadastrados no país.

 

Quem pode doar sangue:

 

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

ATENÇÃO: O Hemepar passou a impedir doações de pessoas acima de 60 anos ou daquelas que apresentam algum sintoma ligado ao novo coronavírus ou a gripe comum. A recomendação para esses grupos é de isolamento domiciliar, conforme orientação do Ministério da Saúde. Até então, as unidades recebiam doações de pessoas entre 16 e 69 anos.

 

 

AGENDE SUA DOAÇÃO DE SANGUE:

No Paraná, você pode agendar aqui: https://www.agendamento.pr.gov.br/age/pages/publico/agendarservico/escolhaServico.jsf?dswid=-5376