Policiais Penais farão novos atos pelo pagamento das promoções e pela discussão do plano de carreira

Mobilizações acontecerão nos dias 14 e 15, em Curitiba. Policiais Penais da capital e do interior reforçarão os atos. Participe!
12/03/2022

Durante a reunião semanal virtual do SINDARSPEN com a categoria, os policiais penais definiram na quinta (10/3) pela realização de mobilização na próxima semana em Curitiba. Em atos na próxima segunda e terça-feira (14 e 15/03), eles se concentrarão em frente ao Palácio Iguaçu pelo pagamento das promoções atrasadas e por transparência na discussão do PCCS da categoria.

Desde 1° de janeiro deste ano, não há mais impedimento legal para que sejam implantadas as promoções atrasadas há 4 anos. Graças à luta do SINDARSPEN e de sua base, em novembro passado, o governador assinou um decreto redistribuindo vagas do QPPE, porém, até o momento nenhuma promoção para a classe II foi efetivada.

O protocolo das promoções já percorreu todas as secretarias necessárias e, agora, está aguardando autorização do governador. Sem barreiras legais e considerando que no ano passado o titular da SESP afirmou que já havia orçamento na pasta para fazer esse pagamento, os policiais penais exigem que as promoções sejam implantadas já.

Nesta sexta (11), o SINDARSPEN foi convidado para reunião no DEPPEN sobre o plano de carreira. Os representantes do Departamento alegaram que a luta pelas promoções poderia atrapalhar a oportunidade de conseguir que o Governo, finalmente, enviasse à Assembleia Legislativa a proposta elaborada pelo DEPPEN, antes ainda do impedimento do período eleitoral. No encontroi, o vice-presidente do SINDARSPEN, José Roberto das Neves, afirmou que a categoria não chancelará qualquer plano sem o conhecimento da sua íntegra, e que o Executivo precisa divulgar urgentemente para os policiais penais a proposta que está tramitando.

Horas após a reunião, foi enviado ao SINDARSPEN, extraoficialmente, a proposta (clique aqui e acesse), lecando a Direção do Sinidicato a convocar uma reunião imediata com a categoria para debater novamente as estratégias de mobilização e cobrança ao Governo.

No início do ano, o SINDARSPEN apresentou ao DEPPEN e à SESP a proposta de plano de carreira construída com a participação da base e solicitou que o Executivo implantasse uma mesa de negociação para que fossem debatidas as propostas do governo e da categoria. No entanto, segundo os representantes do Deppen, a minuta do Executivo já está com protocolo adiantado, não abrindo espaço para interlocução.

Oficialmente, a informação da Casa Civil para o Sindicato é de que o governador pretende, num mesmo ato, atender as demandas represadas e já negociadas de todos os servidores da segurança pública, o que, segundo o órgão, seria o motivo das promoções ainda não terem sido efetivadas. Em reunião com interlocutores do governo, o SINDARSPEN vem informando que a falta de respostas positivas desencadearia uma série de manifestações e foi justamente o que a categoria decidiu na reunião de ontem (10/3). No sábado passado, durante uma agenda do governador em frente ao Palácio Iguaçu, os policiais penais ocuparam o local, levando faixas que cobravam os direitos devidos pelo Estado.

Próximo ato precisa ser bem maior

Diante de tanto impasse, os policiais penais seguirão mobilizados pela garantia de seus direitos. Por isso, nos dias 14 e 15 de março, a partir das 8h, em frente ao Palácio Iguaçu, policiais penais da capital e do interior realizarão outras duas grandes manifestações reforçando os apelos para que o governo do estado pague as promoções atrasadas há 4 anos e crie uma mesa de negociação com o sindicato para debater o plano de carreira.

Não podemos seguir excluídos de um debate que vai definir os rumos da vida financeira de nossas famílias. Além disso,temos que continuar lutando pela implantação das promoções, que já está pronta, faltando apenas assinatura do governador.

Contamos com a presença de todos. Tragam as suas famílias e ajudem a fortalecer essa luta!
Se você é do interior, procure o dirigente sindical da sua cidade ou unidade e se informe sobre as caravanas para a capital.