Menu

Presidente do SINDARSPEN participa de debate sobre desafios da mulher na segurança pública


24/03/2023


Um evento organizado pelo Grupo “Perícia Mulheres”  reuniu representantes das forças de segurança do Paraná para debater os principais desafios da mulher na segurança pública. O debate aconteceu nesta quinta-feira, (23), no Auditório da Polícia Científica e contou com a participação, na mesa,  da presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite e também da vice presidente do SINPOAPAR, a perita criminal Carolina Dias, da presidente do SINCLAPOL, Valquíria Gil Tisque, da diretora financeira e administrativa do Hospital da Polícia Militar, a Tenente Coronel da PM Leticia Chun Pei Pan e a integrante da Comissão contra Assédio Moral e Sexual da Polícia Militar do PR, a Major do Corpo de Bombeiros do PR Francine Alves de Siqueira. 

Em sua fala, Vanderleia Leite destacou que muitos avanços já aconteceram, mas ainda a estrutura da segurança pública é pensada majoritariamente para homens. “A mulher na Segurança Pública ainda é invisibilizada e os espaços de trabalho não são pensados para ela. A estrutura da segurança pública é feita por homens e para homens”, disse.

“Aos poucos estamos mudando essa realidade outrora vivida e cobrando melhorias. O lamento é que muitas vezes é um processo sofrido, demorado, que passa, inclusive, pelo convencimento quando algumas coisas nos soam óbvias”, disse Vanderleia.

Em 2018, o SINDARSPEN realizou uma pesquisa sobre as condições de trabalho pela perspectiva das policiais penais. Vanderleia  citou dados oriundos desta pesquisa que serviram também para levar reivindicações ao poder público.  “De lá pra cá, algumas coisas avançaram, como, por exemplo, a nomeação de mulheres para o comando de unidades voltadas a pessoas privadas de liberdade do sexo feminino e  houve também melhorias estruturais em algumas unidades. Recentemente, atendendo a um pedido do sindicato, o Setor de Compliance e a Corregedoria do DEPPEN, informaram que criarão um canal restrito e com garantia de sigilo para acolher denúncias de gênero e que as comissões de Sindicâncias e PADs para apuração destas denúncias serão compostas por mulheres preparadas para acolher estas demandas,” citou.

O debate integrou a programação do Simpósio “Boas Práticas no Ambiente de Trabalho” realizado entre 21 e 23 de março voltado para servidores e servidoras da Segurança Pública do Paraná. Pelo SINDARSPEN, a diretora para assuntos dos aposentados, Dejanira Veloso, também participou do evento. 

A iniciativa, para Vanderleia Leite, é muito positiva porque acaba por trazer reflexões conjuntas para problemas comuns. “Parabenizo a iniciativa das mulheres da Perícia por organizar e oferecer este espaço de debate, o que nos proporcionou refletir de forma conjunta sobre muitas questões que são comuns,” disse a presidente do SINDARSPEN.