Servidores vão às ruas para exigir reposição da inflação nos salários

17/11/2021

O Fórum das Entidades Sindicais (FES) e a União dos Servidores das Forças de Segurança (UFS), duas instituições que representam os servidores públicos do Paraná, estão organizando uma manifestação para o próximo dia 22 para exigir do governo Ratinho Júnior uma resposta sobre a reposição da inflação nos salários.

Servidoras e servidores estão há mais de cinco anos sem reajuste e a defasagem ultrapassou os 25% em maio deste ano. Como a projeção da inflação já é de dois dígitos, a previsão dos economistas para 2022 coloca os salários com perdas acima dos 35%.

O protesto terá início na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, às 9 horas. Na sequência, está previsto culto ecumênico e passeata até o Palácio Iguaçu. Já estão confirmadas as presenças de servidoras e servidores ligados aos sindicatos de todas as regiões do Paraná.

Governo tem recursos

O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa a Lei Orçamentária Anual – LOA 2022, com uma previsão de receita primária corrente de R$ 48,6 bilhões.

A previsão da assessoria econômica do FES é que a receita atinja R$ 53,4 bilhões. A diferença entre a estimativa é de R$ 4,7bilhões.

Na LOA o governo não previu o reajuste do funcionalismo público, mas decidiu aumentar de 12 bilhões de reais para 17 bilhões de reais as isenções fiscais para grandes empresários e setores do agronegócio.

Nesse sentido, as entidades de servidores(as), mais uma vez, repudiam a atitude do governo ao não prever a reposição da inflação pelo terceiro ano consecutivo, 6 anos no total. As perdas chegaram a 9,96 salários nesses 6 anos.