SINDARSPEN entrega ao DEPEN proposta de programa de atenção à saúde do servidor

Entrega da minuta aconteceu na abertura da 3ª Semana de Saúde do Trabalhador Penitenciário
21/11/2018

A direção do SINDARSPEN entregou na manhã terça-feira (20) para a direção do DEPEN uma minuta de programa de atenção à saúde dos servidores penitenciários. A entrega ocorreu na solenidade de abertura da 3ª Semana de Saúde do Trabalhador Penitenciária, em Curitiba. O evento acontece até amanhã (22) nas nove regionais onde existem unidades penais no Paraná.

A minuta foi elaborada com base na Resolução n° 1/2016, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) do Ministério da Justiça, que dá as diretrizes para a implantação e manutenção de programa de atenção à saúde e qualidade de vida dos servidores penitenciários.

“A nossa atividade profissional tem uma natureza exaustiva e degradante e o Estado tem a obrigação de nos assistir nas sequelas que carregamos em decorrência dos serviços que prestamos a toda a sociedade”, destacou o vice-presidente do Sindicato, José Roberto Neves, que reforçou a necessidade de o DEPEN ter em seus quadros de gestão um profissional de saúde que pense de forma macro na saúde de quem atua no sistema penitenciário.

O representante do Sindicato também ressaltou que embora a Semana de Saúde tenha sido um projeto do SINDARSPEN e que aconteça numa coordenação partilhada com o DEPEN e a SESA, o ideal é que o evento seja incorporado ao orçamento e planejamento anual do Departamento Penitenciário, de forma que passe a ser uma atividade do Estado para os trabalhadores, ficando a entidade sindical como apoiadora das ações.

O coordenador do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador da SESA, Elizeu Freitas, lembrou que a luta por um programa de atenção à saúde dos agentes vem sendo uma batalha do Sindicato nos últimos anos. "Fomos procurados pelo SINDARSPEN em 2016, quando a entidade nos provocou pra uma inspeção nas unidades prisionais. Fizemos um relatório que fez parte da publicação 'Operários do Cárcere', lançada pela entidade ainda naquele ano. O CEST é parceiro na realização de eventos que atendam os agentes porque temos a dimensão das condições de trabalho desses servidores", declarou durante a abertura da Semana.

Semana de Saúde

Pelo terceiro ano, SINDARSPEN, DEPEN e Secretaria de Saúde do Paraná unem esforços para realizar o evento voltado para a necessidade de cuidados com um dos profissionais com atividade mais perigosa no mundo. O evento conta também com apoio das Secretarias Municipais de Saúde das cidades onde é realizado.

A Semana de Saúde acontece simultaneamente até amanhã (22) em Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e na Região Metropolitana de Curitiba. Em cada cidade, uma unidade foi escolhida para concentrar os atendimentos, mas as atividades são extensivas aos trabalhadores de todas as unidades locais (relação de locais abaixo).

Clique aqui e confira as fotos do evento em todo o Paraná.

Parceiros ampliam os atendimentos

A 3ª Semana de Saúde do Trabalhador Penitenciário foi a maior já realizada desde a criação do evento, graças a uma série de parceiros públicos e privados que se uniram aos realizadores da feira.

Entre as parcerias, estão:

Região Metropolitana de Curitiba – Secretarias Municipais de Saúde de Curitiba, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais, Polícia Civil, ONG Redirect, Capelania Prisional Batista, Colégio Guido Stralbe Curso Técnico de Enfermagem, Colégio Estadual Campos Sales – Curso Técnico de Enfermagem e Faculdade de Fisioterapia da Tuiuti.

Londrina – Secretaria Municipal de Saúde e ONG Centro de Amor ao Paciente com Câncer.

Francisco Beltrão – Secretaria Municipal de Saúde e palestra dos médicos Camilo Rafain (medicina esportiva) e Marcelo Magalhães (Saúde do Trabalho).

Maringá - Secretaria Municipal de Saúde e Instituto Embeleze.

Guarapuava - Secretaria Municipal de Saúde, Faculdade Guairacá e Futura Educação Profissional

Falta de efetivo afeta participação dos agentes

Apesar da grande quantidade de serviços oferecida aos agentes, em muitas unidades a categoria não tem comparecido ao evento porque está cobrindo dois ou três postos de trabalho no fundo da cadeia.

A maior ausência tem acontecido do Complexo de Piraquara, onde as rotinas das unidades não foram alteradas e o déficit de pessoal impede que os agentes se ausentem da penitenciária para ser atendido na feira de saúde. Em Ponta Grossa, a inauguração de uma Unidadade de Progressão no Regime Semiaberto também tem atrapalhado o fluxo de agentes no evento de saúde.

3ª Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário.
20, 21, 22/11.

Locais e horários

Região Metropolitana de Curitiba – Ceebeja do Complexo Penitenciário de Piraquara (de 10 às 15h)
Cascavel - PIC (manhã)