SINDARSPEN leva à Corregedoria do DEPEN casos de assédio contra policiais penais

20/10/2021

A Diretoria do SINDARSPEN apresentou ontem (19/10) à Corregedoria do Departamento Penitenciário do Paraná o relato dos constantes casos de assédio moral contra policiais penais que tem ocorrido no sistema penitenciário do estado.

A iniciativa fez parte da campanha de combate ao assédio moral, lançada em fevereiro pelo Sindicato, e que tem recebido inúmeras denúncias dos trabalhadores.

As dirigentes sindicais Vanderleia Leite e Petruska Sviercoski foram recebidas pela corregedora Lucia Belloni, que se comprometeu em apurar as denúncias e trabalhar para reduzir os casos de assédio praticado por algumas chefias.

Em 2018, uma pesquisa realizada pela Corregedoria - em parceria com o Escola Penitenciária, Ministério Público do Trabalho, UFPR e SINDARSPEN - mapeou as principais queixas dos servidores com relação a práticas abusivas por parte das chefias e, com base no resultado, realizou algumas ações de conscientização.

Segundo a corregedora, a ideia é que esse trabalho de combate ao assédio moral se intensifique para evitar casos de policiais penais perseguidos em seus ambientes de trabalho.