Menu

SINDARSPEN propõe à ESPEN oferecer cursos online profissionalizantes e de prevenção ao coronavírus.


23/04/2020


Para assegurar que o servidor do sistema penitenciário possa se proteger da transmissão do coronavírus e também para que ele contribua, em seu trabalho, com medidas de prevenção e aperfeiçoamento, a diretoria do SINDARSPEN solicitou à Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN-PR) que sejam oferecidos cursos sobre o tema em modelo de Educação à Distância (EAD).

Os policiais penais do Paraná têm demonstrado preocupação quanto à situação das unidades penais que ainda não estão equipadas, de forma suficiente, com EPis e materiais de higiene. Além disso, até agora, não houve qualquer orientação ou treinamento para os servidores que, assim como a maioria das pessoas, desconhece as peculiaridades deste que é um novo vírus. O SINDARSPEN, via ofício, solicitou que sejam oferecidos cursos online que orientem sobre prevenção, sintomas, uso dos EPIs, entre outros temas relacionados.   

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

O Brasil confirmou 45.757 casos e 2.906 mortes até o dia 22 de abril de 2020. Por ser um novo vírus, pesquisadores, autoridades médicas e sanitárias correm contra o tempo para descobrir a cura e também informações sobre como se dá a transmissão entre as pessoas. Há sete coronavírus humanos (HCoVs) conhecidos, entre eles o SARS-COV (que causa síndrome respiratória aguda grave), o MERS-COV (síndrome respiratória do Oriente Médio) e o SARS-CoV-2 (vírus que causa a doença COVID-19).

As medidas de prevenção testadas e divulgadas mundialmente, até agora, são as utilizadas em gripes e doenças respiratórias, como lavar as mãos com água e sabão ou com desinfetantes para mãos à base de álcool; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço – em seguida, jogar fora o lenço e higienizar as mãos e o uso de máscaras.

Cursos profissionalizantes

Outra solicitação feita também para a ESPEN é que sejam oferecidos no formato EAD, cursos profissionalizantes, com certificação, para que os servidores possam ter uma alternativa de formação e atividade para este momento.

A proposta complementa solicitação que foi feita no ano passado (2019) quando o Sindicato listou alguns cursos de interesse dos servidores, como por exemplo: Noções de direito e processo penal, curso de gestão administrativa, curso básico e avançado de inteligência, entre outros. 

Tags: