SINDARSPEN realiza a Semana do Dia do Policial Penal. Confira a programação:

31/10/2022

Os policiais penais do Paraná tem uma história de lutas e conquistas, principalmente pela dedicação à profissão e a defesa dos direitos pela categoria. No dia 13 de novembro, desde 1998, comemora-se o Dia do Policial Penal, no Paraná. Para celebrar a data e fortalecer mais ainda a luta pela valorização da profissão,o SINDARSPEN irá realizar a Semana do Dia do Policial Penal do Paraná, de 08 a 10 de novembro, com a realização de audiência pública, evento comemorativo com a direção geral do Deppen e  curso de formação voltado aos dirigentes sindicais.

Em 2021, conquistamos um  importante avanço: no dia 25 de outubro, a Assembleia Legislativa promulgou a Emenda Constitucional 01/2021, criando no Paraná o Departamento de Polícia Penal e recepcionado no Estado a Emenda 104, promulgada em 2019 pelo Congresso Nacional, transformando em policiais os antigos agentes penitenciários.

A Polícia Penal passa a ser uma realidade no Paraná, mas o que muda na execução penal com a constitucionalização dessa atividade? Essa é uma das questões que serão discutidas na Audiência Pública “O Papel do Policial Penal na Segurança Pública”, que será realizada na Assembleia Legislativa no próximo dia 08.

O objetivo da audiência é debater a importância desses servidores na execução penal e, por consequência, na segurança da população. Realizado pela Comissão de Direitos Humanos da ALEP, pelo Mandato do Deputado Tadeu Veneri e pelo SINDARSPEN, o evento vai contar com a participação de autoridades e entidades que atuam no funcionamento e fiscalização do sistema penitenciário, no âmbito Executivo, Legislativo, Judiciário e na sociedade civil organizada, além da participação dos representantes da categoria

POLICIAL PENAL NA GESTÃO

No mesmo dia (08/11), às 14h, o SINDARSPEN em conjunto com o DEPPEN, realiza o Ato COMEMORATIVO “Policial Penal na gestão do Deppen”, com a presença do diretor geral do Deppen. Ainda que a Polícia Penal seja nova no estado, o anseio para que um servidor da área assumisse a Direção Geral do órgão penitenciário é antigo. Desde a época em que eram agentes penitenciários, o Sindicato da categoria já vinha lutando para que a gestão do então Departamento Penitenciário fosse feita por um servidor da pasta.

Por isso, neste ato, o objetivo é celebrar mais essa conquista e conscientizar a todos a importância que teve a luta classista e coletiva da categoria para a consolidação da chegada de um policial penal no cargo mais alto do departamento de policial penal do paraná. O evento acontecerá no Clube dos Subtenentes e Sargentos, no Centro Cívico. Também será transmitido online pelo facebook e youtube do SINDARSPEN.

QUALIFICAR A LUTA

E, nos dias 09 e 10 de novembro, das 08 às 17h, na sede do SINDARSPEN, os dirigentes sindicais participarão de um curso de formação sindical organizado pelo sindicato. Sendo uma nova gestão e também para qualificar os nossos representantes sindicais, o objetivo desta atividade é preparar ainda mais nossa atuação na luta por  direitos e aprimorar o diálogo entre sindicato e a categoria.

Confira a programação da SEMANA DO DIA POLICIAL PENAL DO PARANÁ