Menu

SINDARSPEN realiza posse simbólica do primeiro policial penal à frente do Deppen

Diretor geral do Deppen apresenta modelo de carteira funcional em ato pelo Dia do Policial Penal
10/11/2022


Na terça, (08/11), foi realizado, no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército de Curitiba, o ato de posse simbólica para celebrar a chegada do primeiro policial penal à frente da gestão do DEPPEN. O evento “Policial Penal na gestão do Deppen” fez parte das atividades da Semana do Dia do Policial Penal do Paraná realizada pelo Sindarspen de 08 a 11 de novembro.

Treze de setembro de 2022 entrou para a história da Polícia Penal do Paraná: foi empossado Osvaldo Messias Machado, o primeiro policial penal à frente do órgão gestor do sistema penitenciário do Paraná. No ato de posse, a diretoria do sindicato esteve presente. Mas, por reconhecer que esta é uma luta de muitos anos da categoria, o SINDARSPEN convidou o novo diretor para que participasse de uma posse simbólica junto à categoria nesta semana em que se comemora o Dia do Policial Penal.  

A presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, entregou uma placa de homenagem ao novo diretor, destacando que, em sua pessoa, os policiais penais tomam também posse desta que é uma conquista histórica. “A posse do colega Osvaldo Machado simboliza, para nós do movimento sindical, cada policial desse estado tomando posse daquilo que sempre foi seu, mas parecia ser impossível ser tocado. Sim, um policial penal é capaz de gerir seu departamento. Que ninguém jamais ouse duvidar disso! O sonho que um dia sonhamos juntos, hoje se torna realidade: um departamento da polícia sendo gerido por quem conhece sua dinâmica, a serviço de uma sociedade cada vez mais ávida por segurança, justiça e paz social,” destacou  

 

O diretor executivo do SINDARSPEN, José Roberto Neves, ao fazer uma apresentação de imagens que contextualizam a história de lutas da categoria, destacou que o momento da posse simbólica é mais um capítulo importante. “Nesta data histórica que celebramos a posse de um policial penal no posto mais alto do Departamento da Polícia Penal é importante lembrar que essa conquista, que hoje celebramos é fruto de uma luta da categoria. É importante que lembremos sempre que essa luta dos trabalhadores, organizada pelo sindicato, foi o que nos trouxe até aqui e resultou no que somos hoje,” disse.

 

Muito a avançar  

 

Vanderleia também reforçou a necessidade do Sindicato e Deppen abrirem desde já diálogo permanente em prol das melhorias das condições de trabalho dos servidores.  “Sabemos dos desafios que virão pela frente, pois estamos num processo de transição e de definir nossa identidade, e, desde já queremos contar com sua experiência, engajamento, sabedoria e empatia com nossa categoria para vencermos as adversidades,” disse. 

Foram apresentadas pela presidente do sindicato ao diretor geral do Deppen, algumas das reivindicações da categoria, tais  como a superação do processo de terceirizações dos serviços penais; concurso público, a necessária lei orgânica da polícia penal, a formação do Conselho Superior da Polícia Penal com cadeira indicada pelo representante dos trabalhadores penais, o Sindarspen, além da adequação do orçamento do DEPPEN na LOA para redistribuiçao de vagas e a garantia das promoções de 2023 de maneira igualitária a todos que preencham os demais requisitos em lei para sua ascensão, entre outras.  

Diretor geral do Deppen apresenta modelo de carteira funcional  

Osvaldo Machado estendeu as homenagens a todos os policiais penais do Paraná. “Sei que esta é uma luta de todos. Sei que temos muito para avançar e para chegarmos a um lugar adequado, é preciso unidade e de um propósito único de crescimento e valorização de cada policial penal,” disse.   

O diretor geral do Deppen informou a todos que a nova gestão está voltada para a construção da identidade do policial penal e apresentou o protótipo das novas carteiras funcionais.  

 “Estamos iniciando a construção da nossa identidade que passa pela identidade visual. Temos hoje já um processo para licitação para compra de novos uniformes aos policiais penais e, hoje, apresentamos o protótipo da nova carteira funcional. Queremos que o policial penal tenha orgulho de se apresentar. Queremos fazer para os da ativa e também aos aposentados,” disse. Osvaldo também reiterou que um novo concurso público será realizado no ano de 2023.

O evento, que também teve transmissão online,  contou com a presença dos policiais penais, gestores do Deppen e dirigentes do Sindarspen.