Sistema carcerário será debatido em Cascavel - Evento cancelado

11/09/2019

Atualizado em 18/09: A audiência pública foi cancelada porque, segundo a Câmara, o secretário de Segurança Pública, Coronel Rômulo Marinho, precisou alterar sua agenda e não mais participaria do evento. Aguardamos a remarcação de uma nova data.

A Câmara Municipal de Cascavel vai realizar no próximo dia 19 uma audiência pública para debater a situação do sistema carcerário na cidade. Na mesa, representantes do Governo do Estado, Judiciário, Sindicato dos Agentes Penitenciários e do Legislativo Municipal.

O evento será realizado pela Comissão de Segurança Pública da Câmara em decorrência das graves de denúncias de violações de direitos da população carcerária e das péssimas condições de trabalho dos servidores, sobretudo, pela sobrecarga com a falta de efetivo para trabalhar nas unidades penais.

Na cidade há duas unidades, a Penitenciária Estadual de Cascavel e a Penitenciária Industrial de Cascavel. O SINDARSPEN vem fazendo sucessivas denúncias para as autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo sobre a precariedade de funcionamento da PEC diante da falta de agentes para atender as demandas.  Na semana passada, o Sindicato pediu na justiça a interdição parcial do local, para evitar que novas transferências de presos aconteçam.

Com capacidade para 960 presos, a PEC está com 973 e apenas 20 agentes por plantão para fazer a movimentação e a custódia. O pedido de interdição parcial feito pelo Sindicato aconteceu porque havia rumores de que o DEPEN pretendia transferir para o presídio mais 120 detentos com o fechamento da 15ª Delegacia de Polícia.

Entre as autoridades já confirmadas no evento, está o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP), Rômulo Marinho. O SINDARSPEN será representado pela diretora Executiva da entidade, Vanderleia Leite.

Audiência pública “Sistema carcerário no município de Cascavel”
19/09, às 14h
Câmara Municipal de Cascavel (Rua Pernambuco, 1843, Centro).

O evento é aberto ao público. Compareça.