Sindarspen cobra a contratação de agentes concursados junto ao Legislativo

04/02/2016

Diante da ameaça de uma nova precarização no quadro dos agentes penitenciários, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) se reuniu hoje (4) com o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB), para reivindicar a contratação de servidores concursados para a função.

De acordo com a diretoria do Sindicato, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR) informou que há um estudo para a contratação de 1.235 servidores pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) – que seria realizada em vez de serem chamados os concursados.

A diretoria do Sindarspen reivindicou junto ao líder do governo que seja priorizada a contratação de agentes concursados efetivos, mediante curso de formação.

“Os candidatos já estão em fase avançada de conclusão das etapas do concurso. Vai ser muito mais fácil e barato para o estado contratar servidores concursados, mas, mesmo assim, ainda existe a tendência de continuar precarizando o sistema penitenciário. Daqui a pouco, vence o concurso e esses trabalhadores não são chamados”, destaca a presidente do Sindicato, Petruska Sviercoski.

O problema da falta de efetivo para trabalhar nas unidades penais do Paraná vem sendo denunciado pelo Sindarspen nos últimos tempos, mas para o Sindicato a solução adotada pelo governo não pode ser sucatear ainda mais o sistema. O que deve ser feito é investir em servidores públicos, comprometidos com a segurança do estado, e que tenham condições dignas de trabalho.

Ao fim da reunião, Romanelli garantiu ao Sindarspen que levará a reivindicação e defenderá a contratação de agentes penitenciários concursados junto ao governador, à Sesp-PR e à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa-PR).