Menu

SINDARSPEN vai à SESP pedir medidas efetivas para proteger a vida dos agentes penitenciários no PR


14/06/2017


A direção SINDARSPEN esteve hoje (14/6) pela manhã na Secretaria de Segurança Pública cobrando um posicionamento da pasta para a garantia da segurança dos agentes penitenciários do Paraná. Ontem, o agente Rogério Oscar Werkhauser foi vítima de uma tentativa de homicídio na cidade de Toledo.
 
Em reunião com o diretor geral da SESP, Francisco José Batista, a presidente da entidade, Petruska Sviercoski, e o diretor Jurídico, Ricardo Carvalho, solicitaram da Secretaria o mesmo empenho empregado nas investigações do assassinato da psicóloga da Penitenciária Federal de Catanduvas, ocorrido em maio deste ano pelo crime organizado.
 
“Já temos uma profissão altamente estressante. Não podemos viver com a iminência de uma execução a qualquer momento”, argumentou a presidente do Sindicato. O diretor Geral da SESP se comprometeu em dar uma resposta até o final da tarde de hoje. A reunião foi acompanhada também pelo assessor da SESP para a questão penitenciária, André Kendrick.  
 
.
Rogério Oscar Werkhauser, que trabalha na Penitenciária Estadual de Cascavel, foi atingido por disparos de arma de fogo em uma sociedade espírita na Vila Boa Esperança, em Toledo, onde mora. Uma mulher de 62 também foi alvejada. Segundo relatos de testemunhas, homens invadiram o espaço, efetuaram os tiros e fugiram. O agente levou três disparos (ombro, abdômen e costas) e está internado no Hospital Bom Jesus. A mulher foi atingida no braço e também está internada, apesar de não correr risco. 
 
Pela manhã, o Departamento Penitenciário do Paraná determinou que todas as unidades suspendessem as movimentações de presos por 48h por medida de segurança.
 
Em 14 anos, 17 agentes penitenciários foram assassinados no Paraná em decorrência da profissão. 

Tags: