Menu

Sete Erros na Alimentação


28/02/2014


A ciência prova que o ditado popular que diz “você é o que você come” está mais do que certo. Uma alimentação equilibrada ajuda a manter as taxas sanguíneas e a pressão arterial em ordem, aumenta a disposição, melhora o viço da pele e mantém o peso ideal. Ter uma alimentação saudável exige planejamento: é preciso variar os grupos alimentares, contar calorias, fracionar as refeições e combinar a ingestão de frutas, verduras e legumes. Exige ainda renúncia a alimentos, apetitosos e atrativos aos olhos, ricos em gordura e açúcar.

Confira os sete principais erros da alimentação e saiba evitá-los.

1. NÃO TOMAR CAFÉ DA MANHÃ
A pressa em sair da cama, arrumar-se para o trabalho e chegar logo aos compromissos faz com que muitos menosprezem aquela que deveria ser a principal refeição do dia. Conforme os nutricionistas, o café da manhã é uma etapa da alimentação essencial à saúde. Controla o peso e favorece o equilíbrio entre as atividades feitas e alimentos consumidos durante o dia. Estudos revelam que aqueles que tomam café da manhã têm melhor aporte nutricional diário. Além disso, o hábito do desjejum está relacionado à manutenção da memória e facilidade na resolução de problemas. Pesquisas também apontam que o café da manhã é fundamental para reiniciar o estímulo do funcionamento intestinal, prevenindo doenças do sistema digestivo.

2. PULAR AS REFEIÇÕES
Pular as refeições é um crime contra a saúde. A prática aumenta a fome na próxima refeição, além de poder provocar um aumento na resposta de insulina, o que acarretaria acúmulo de gordura. Nutricionistas sempre lembram que o ideal é comer de três em três horas. Fracione as refeições com a inclusão de alimentos saudáveis, como cereais integrais, iogurtes desnatados e frutas.

3. EXAGERAR NO SAL E NO AÇÚCAR
Tudo que é consumido em excesso põe a saúde em risco. Quando o exagero ocorre por conta da ingestão de doces e sal, os prejuízos são ainda maiores. O cloreto de sódio, conhecido popularmente como sal, aumenta a pressão sanguínea e pode facilitar a retenção hídrica, o que provoca inchaço. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que os brasileiros consomem 9,6 gramas de sal por dia, quase o dobro das 5 gramas recomendadas. Já o consumo exagerado de açúcar está associado à obesidade e ao aparecimento de doenças cardíacas, dia­betes e a alguns tipos de câncer. Substitua os doces aos poucos por gelatinas lights ou por frutas adocicadas, como manga, mamão e melancia.

4. COMER CARNE VERMELHA TODOS OS DIAS
Comer carne vermelha todos os dias aumenta o risco de morte prematura em 13%. Se a ingestão diária for de carne processada (salsicha, linguiça e embutidos), o risco pula para 20%. Substi­tuir a ingestão diária de carne vermelha por leguminosas (soja, feijões e lentilha), cereal (arroz selvagem, aveia e milho) e pelas sementes oleaginosas (castanha, noz e amendoim) pode ser o caminho para uma alimentação mais saudável e uma vida duradoura. Para ter hábitos saudáveis, não é preciso riscar a carne e seus derivados do cardápio. Basta consumi-los com moderação, de duas a três vezes por semana.

5. BELISCAR ENQUANTO COZINHA
O hábito de pegar mais do que uma provinha enquanto cozinha é um perigo para a dieta. Para evitar beliscar, faça um lanche entre as refeições principais. Ao provar o tempero da comida, pegue-a em porções mínimas, como por exemplo, em colheres de chá.

6. MONTAR PRATOS MONOCROMÁTICOS E NÃO OPTAR PELA VARIEDADE DE NUTRIENTES
Optar por alimentos de cores diversas representa ingerir diferentes nutrientes, que ajudarão seu corpo a funcionar melhor em variados aspectos. A cor de cada alimento simboliza a predominân­cia de certos nutrientes na composição. Por exemplo, alimentos de cor laranja são ricos em vita­minas A e C, que ajudam a diminuir a retenção hídrica e os processos inflamatórios. A vitamina C também atua como antioxidante e auxilia na síntese do colágeno da pele.

7. TOMAR POUCA ÁGUA
Hidratante natural, a água é essencial para o bom funcionamento do organismo, além de ser responsável pela boa aparência da pele e dos cabelos. Presente em 70% do corpo humano, a água constitui 85% do tecido muscular e 33% do ósseo. A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, mas a média recomendada é a ingestão de dois litros por dia. O valor pode ser distribuí­do em alimentos, sucos e chás. Vale lembrar que bebidas isotônicas não substituem a água.

In: Portal Unimed (www.unimed.coop.br), seção Viver Bem. Fonte: Ministério da Saúde, sites Emagrece Brasil e Folha online.
Tags: