Agentes debatem movimento de luta na Câmara Legislativa de Maringá

Vereadores aprovam moção de apoio ao movimento dos servido
25/02/2015

Representantes dos trabalhadores do Paraná denunciaram a grave crise que está instalada no Estado, a ingerência do governo e reação do movimento sindical frente a este cenário. O debate aconteceu durante sessão na Câmara de Vereadores de Maringá na noite de ontem (24/02) e contou com a participação do SINDARSPEN, APP Sindicato e do SINTEEMAR. O espaço foi franqueado pelo vereador e Agente Penitenciário, Luciano Brito.

Durante a sessão, os sindicatos destacaram que os projetos enviados recentemente para a Assembleia Legislativa não afetam apenas os servidores mas, sim, todos os paranaenses, uma vez que os serviços públicos são voltados para a sociedade, como escola, saúde e segurança.

Logo após a exposição dos sindicalistas na tribuna da Câmara, os vereadores aprovam, a pedido dos trabalhadores, uma Moção de Apoio ao movimento dos servidores públicos. A Moção será encaminhada para o governador Beto Richa, para a vice-governadora Cida Borguetti, que é de Maringá, e para todos os deputados estaduais, em especial, aos da região de Maringá.

O objetivo desta medida é contribuir para o movimento estadual unificado, impedindo que novos projetos de austeridade contra o servidor seja encaminhado para a ALEP ou implantado pelo governo do Estado, assim como para reforçar a necessidade de pagamento das promoções, férias e outras pautas específicas de cada categoria.

Durante a fala, José Roberto Neves, diretor do SINDARSPEN, destacou que a categoria está mobilizada e que continuará participando de todas as manifestações pela garantia dos direitos e para que nenhum deles seja suprimido. Ele ressaltou que os Agentes Penitenciários não vão recuar, principalmente se o governador apresentar novos projetos parecidos com os que foram retirados da ALEP. Neves ainda salientou que os Agentes Penitenciários também enfrentam dificuldades diariamente nas penitenciárias por falta de investimento do Estado, que também são consequência da crise financeira gerada pelo governo.

Para Neves, o movimento sindical está ganhando força na luta e ampliando sua consciência de luta coletiva. “São espaços importantes de debates sobre políticas públicas, onde temos a oportunidades de ampliar os apoios à nossa luta estadual. Acredito que essa ação – referindo-se a Moção de Apoio – servirá de incentivo para outras Câmaras de Vereadores do Paraná”, explicou.

Audiência Pública

Os representantes dos sindicatos ainda dialogaram sobre a necessidade de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Paraná para tratar exclusivamente do tema previdenciário. Os dirigentes sindicais acreditam que a Audiência será a oportunidade de discutir o tema, além de possibilitar fazer uma ampla divulgação do problema da Paraná Previdência junto às categorias.

“Essa Audiência se faz necessária, sobre tudo num momento em que o governo pressionado admite que deve dialogar com os servidores para a construção de um novo projeto. Para tanto, será preciso um profundo conhecimento técnico para se antecipar à possíveis armadilhas propostas pelo Palácio do Iguaçu. O conhecimento sobre os fundamentos das propostas que serão debatidas com o governo será fundamental para o posicionamento político da categoria durante a luta sindical”, observa Neves.

Clique aqui e confira a Moção.