Menu

Automação das unidades penais do Paraná é tema de visita técnica

Com o crescimento da violência dentro e fora das unidade a
09/08/2017


No Paraná, por iniciativa e voluntariado dos próprios agentes penitenciários, foi implantado um projeto de mecanização das portas de galerias e cubículos dentro algumas penitenciárias, o que já diminuiu o contato dos agentes com a massa carcerária, reduzindo, assim, os riscos e tensões a que são submetidos os servidores por conta desse contato.
 
Ainda assim, mesmo com essa experiência exitosa de mecanização, é importante que as unidades penais do Paraná se aprimorem e avancem nesses mecanismos de segurança a partir de um estudo de viabilização e compatibilização para a automação.
 
O estado de São Paulo está bastante avançado nesse quesito, com várias de suas unidades dispondo dos recursos tecnológicos. E o melhor é que esses projetos paulistas foram construídos pelos próprios agentes penitenciários, conhecedores da técnica de automação, mas também da dinâmica da rotina penitenciária.
 
O Sindarspen aposta nessas iniciativas que partam de membros da própria categoria, voltadas para a garantia de mais segurança e efetividade no trabalho dos agentes penitenciários, isso tudo dentro de um processo de conhecimento e de estudo de compatibilização para a elaboração de projetos aqui no Paraná. “Estamos em constante contado com a experiência paulista, a fim de conhecer o sistema utilizado lá, para em seguida propor ao Depen algo semelhante aqui nas unidades do Paraná, e pra isso é preciso contar com a expertise dos agentes penitenciários, que são  as pessoas que conhecem e operacionalizam a rotina penitenciária”, observa José Roberto Neves, vice-presidente do Sindarspen.
 
Visita técnica
 
Dentro dessa expectativa, e num processo de aproximação com os técnicos do governo paulista, o Sindarspen fará uma primeira visita técnica nesta quinta-feira (10) em duas unidades automatizadas, situadas no oeste paulista, na região de Presidente Prudente. Além de diretores sindicais, irão outros agentes familiarizados com essa discussão e que propuseram essa visita.
 
A visita foi autorizada pelo Secretário de Administração Penitenciária de São Paulo, Dr Lourival Gomes, e será acompanhada pelos agentes responsáveis pelo projeto e manutenção do sistema automatizado daquele estado.
 
O objetivo do sindicato é promover o envolvimento de outros agentes penitenciários que gostem dessa matéria, para que contribuam com direção do sindicato na elaboração de uma proposta de automação a ser apresentada para o Depen-Pr, q é o órgão executor da execução penal do estado, e para a Secretaria de Fazenda (SEFA), responsável pela liberação de verbas para a implementação do projeto.
 
Em recente reunião coma SEFA, os dirigentes do Sindarspen cobraram investimento do governo do estado no sistema penitenciário. Além da aquisição de Body Scan, bloqueadores de celulares e sistema de câmeras, foi requisitado àquela secretaria financeira, investimentos para a viabilização da automação das unidades penais, onde a estrutura o permitir. A SEFA pediu a apresentação de projetos para a análise.
Tags: