Secretário de Segurança recebe SINDARSPEN para falar sobre readequação do QPPP

10/01/2024

Na primeira agenda oficial do SINDARSPEN em 2024, a direção foi recebida pelo Secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, em uma reunião que teve como principal pauta a readequação do Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP). Também estiveram presentes o Diretor Geral do DEPPEN, Reginaldo Peixoto, e assessores. Representando a categoria estavam a presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, seu vice Ivolcir Bomfim, e os diretores Jose Roberto Neves e Cristiano da Luz.

Na ocasião, a diretoria do SINDARSPEN reiterou a necessidade de readequação do QPPP de acordo com a proposta debatida com os trabalhadores policiais penais e encaminhada para o DEPPEN, sendo uma demanda prioritária para 2024. Essa proposta, alinhada ao consenso da categoria, já conta com o apoio unânime da administração do DEPPEN, tendo sido aprovada por unanimidade no Conselho da Polícia Penal.

Durante o encontro, o Secretário falou sobre os esforços da SESP em atender às demandas dos trabalhadores da Segurança Pública, assegurando que a Polícia Penal está sendo considerada e que a proposta enviada ao DEPPEN será oficialmente encaminhada para a SESP no início do próximo mês, para as devidas tratativas e providências padrão que casos como este requerem. Ele solicitou aos gestores do DEPPEN que agilizassem a entrega desse processo na SESP dentro do prazo acordado com o sindicato.

O Secretário também concordou que, durante as tratativas e análises da proposta de readequação do QPPP na SESP, será necessário manter um diálogo contínuo com o sindicato e informá-lo sobre todas as etapas, caso seja necessário algum ajuste.

A PROPOSTA:

Entre as adequações propostas, destacam-se os seguintes pontos:

1. Tabela de subsídio com vagas universais, aplicáveis para promoções em qualquer classe;

2. Interstício de dois anos para as promoções;

3. Projeção de reajuste na tabela de subsídio para os próximos três anos; e

4. Necessidade de exigir curso superior para ingresso na carreira.

Para Vanderleia Leite, presidente do SINDARSPEN, "esse encontro foi mais uma etapa promissora na nossa busca por manter um diálogo aberto e transparente com a gestão pública". Ela ressalta que "uma proposta como essa, além de valorizar o policial penal, também qualifica sua instituição, por isso é essencial o esforço conjunto de todos".

Ao final, agradeceu ao Secretário por sua disposição em dialogar com o sindicato e por dar celeridade a essa demanda tão importante para a categoria.