Adequação do QPPP foi pauta da primeira reunião do SINDARSPEN com o novo diretor do DEPPEN

19/10/2023

Representantes da diretoria executiva do SINDARSPEN se reuniram nesta quinta-feira, 19, com o novo diretor do Departamento da Polícia Penal do Paraná (DEPPEN-PR), Reginaldo Peixoto, que assumiu a direção no mês de outubro. Entre as pautas tratadas, o sindicato destacou a importância de se encaminhar um Projeto de Lei para fazer adequações no Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP). Presentes na reunião pelo SINDARSPEN, a presidente Vanderleia Leite, o vice-presidente Ivolcir Bomfim e os diretores José Roberto Neves e Luiz Lima e pelo DEPPEN também esteve presente o diretor de Segurança Penitenciária, Marcos Andrade.

Os representantes do sindicato cumprimentaram o novo diretor que assume, agora, a direção do DEPPEN e apresentaram a pauta de reivindicações da categoria, citando a importância da realização de concurso e aumento do número de vagas com a maior brevidade possível, a entrega dos novos uniformes e coletes balísticos, bem como a finalização da emissão das identidades funcionais. E pediram maior atenção sobre o encaminhamento junto ao Governo e posteriormente à Assembleia Legislativa de uma minuta para adequar o QPPP.

Em 29 de maio de 2022 entrou em vigência a Lei Complementar Estadual n° 245, que instituiu o Quadro Próprio da Polícia Penal do Estado do Paraná (QPPP). De lá para cá, os policiais penais já debateram sobre mudanças necessárias para que se avance na carreira, a exemplo de outras Polícias na área da segurança. José Roberto Neves, que representa o sindicato no Conselho da Polícia Penal, destacou que uma proposta já foi debatida em plenária do sindicato e aprovada pelo Conselho.

Já a presidente do SINDARSPEN, Vanderleia Leite, afirmou que a adequação irá possibilitar um avanço na carreira da Polícia Penal. “A partir do conhecimento dos projetos de reestruturação de carreiras destinados a outras polícias, reivindicamos que o mesmo seja feito para a carreira do policial penal. A luta do sindicato vem sendo para garantir uma readequação no quadro da Polícia Penal que permita uma melhor uniformidade entre as carreiras policiais e entendemos que deva ser uma prioridade para acolher a demanda da categoria, “disse.

Entre as mudanças propostas estão, criar uma tabela de subsídio com vagas universais, que podem ser utilizadas para a promoção em qualquer classe; Interstício de dois anos para as promoções, uma projeção de reajuste na tabela de subsídio para os próximos três anos e nível superior.

O diretor do DEPPEN, Reginaldo Peixoto, disse que esta pauta é compromisso da nova gestão e que irá encaminhar junto à Secretaria do Estado de Segurança Pública (SESP-PR) para que o projeto receba o apoio oficial do secretário. Também informou que o novo concurso com cerca de 100 vagas sairá no início do ano de 2024 e que a empresa licitante dos novos uniformes tem 180 dias para entrega e os coletes serão distribuídos até o final deste ano.